Na última semana, a Seplan acompanhou a visita técnica realizada por Tomás Rudge e Fabiano Susin, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), nas obras e serviços da Adutora do Litoral. A obra, executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI), conta com um investimento de 28 milhões na operação de crédito Proinveste, firmada com o banco e também possui recursos disponíveis na operação de crédito Pró-Desenvolvimento 3. Atualmente conta com 57,29% dos serviços executados e possui previsão de conclusão para setembro/2022.
O Diretor de Operações Internas da Superintendência de Orçamento e Cooperação Técnico-Financeira, Eduardo Nobre, participou da visita técnica, que foi acompanhada também pelo Diretor de Engenharia do IDEPI, Antônio Marcos, e pelo responsável técnico da empresa encarregada de executar a intervenção.
Na oportunidade, foram vistoriados os serviços executados e em execução da 2ª fase da Adutora do Litoral: a Estação Elevatória da Praia do Coqueiro e os reservatórios firmados ao longo das localidades de Barramares, Carnaubal, Praia do Arrombado, Praia de Macapá e Praia de Maramar, Sobradinho e Mexiriqueira, situados no perímetro dos municípios de Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia.
O gerente do Departamento de Gestão Pública do BNDES, Tomás Rudge, ressaltou que o balanço da visita foi positivo uma vez que “tivemos satisfação em constatar que a nova empresa contratada pelo Estado para execução do empreendimento vem imprimindo um bom ritmo no avanço das obras desde o final do ano passado, tendo sido possível inclusive constatar que algumas localidades já estão sendo abastecidas com a água tratada. Nossa expectativa é que o cronograma planejado seja executado e que, no segundo semestre, o trecho da adutora que é financiado pelo BNDES seja totalmente concluído, levando água de boa qualidade para as comunidades do litoral do Estado”.
Por fim, o Diretor de Operações Internas, Eduardo Nobre, reforçou a relevância da intervenção por “se tratar de uma obra hídrica de grande importância ao litoral piauiense, que beneficiará diretamente mais de mil famílias e conta hoje com recursos integralmente assegurados para a execução e conclusão”, concluiu.