Na última semana, no município de Betânia do Piauí, a diretoria de Planejamento Estratégico e Territorial (DPET), representada pela diretora Márcia Mendes, pela consultora Jeosafira Chagas e pelos Agentes de Desenvolvimento Territorial Raminha Brito e Gecivaldo Gama, participou de um intercâmbio técnico entre Territórios com a Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Vale do Itaim (Coovita).
A reunião serviu para fortalecer as ações desenvolvidas no Vale do Itaim e nos Carnaubais partindo do conhecimento sobre os Territórios de Aprendizagem do Piauí - TAPI, uma iniciativa de incentivo ao desenvolvimento de capacidades locais para a gestão associativa do conhecimento de produtores, famílias, comunidades e associações rurais, promovendo, assim, desenvolvimento e progresso dessas iniciativas.
Segundo Márcia Mendes, “a DPET ficou muito impressionada com o nível de preparo dos jovens que gerem a iniciativa de aprendizagem e que trabalham com a elaboração de intercâmbios, trazendo pessoas de fora para conhecer as boas práticas e os talentos identificados no Vale do Itaim”.
Nesse sentido, a Coovita se comprometeu a acompanhar e orientar os próximos passos, em parceria com a cooperativa do Território dos Carnaubais, além de compartilhar saberes sobre o processo de constituição, gestão financeira e detalhes operacionais. Enquanto isso, os TAPI se colocaram à disposição para assessorar a implantação dos núcleos de conhecimento, replicando-os nos demais territórios.
No encontro, ainda estiveram presentes Francisca Neri Bida, Suzana Coelho e Lucas Cavalcante, representantes da Coovita e dos TAPI.