Sob a orientação da Seplan e da Investe Piauí, técnicos das gestões municipais de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia apresentaram, na tarde desta terça-feira (12), os resultados da Primeira Oficina de Construção da Região Metropolitana de Parnaíba. O evento foi realizado no Campus da Uespi, de Parnaíba.
Os debates tiveram como diretrizes os eixos: Dimensões Socioeconômica; Ambiental; Infraestrutura; e Político-Institucional. Foram analisados aspectos relativos às limitações e potencialidades em todas os eixos de discussões.
Foram levantadas questões diversas, como regularização fundiária, uso e ocupação do solo, aperfeiçoamento da legislação ambiental, atualização cartográfica, atualização dos planos diretores municipais, participação da iniciativa privada no desenvolvimento econômico e turístico, atualização dos códigos tributários municipais, políticas e estruturas na área da saúde pública, saneamento básico (drenagem e destinação final dos resíduos sólidos), mobilidade urbana e intermunicipal, entre outros temas.
As informações levantadas vão subsidiar a elaboração da proposta e do projeto de lei de iniciativa do poder executivo estadual para criação da região metropolitana de Parnaíba envolvendo os quatro municípios.
Texto: F. Carvalho