Na tarde da última segunda-feira (21), todos os doze Agentes de Desenvolvimento Territorial reuniram-se com a Diretoria de Planejamento Estratégico e Territorial (DPET) a fim de alinhar ações para os próximos meses de 2022.
Segundo a secretária do Planejamento Rejane Tavares, a proposta do encontro foi “discutir com os Territórios qual é o desenvolvimento que o Piauí quer, debatendo quais os caminhos e dinâmicas que precisam ser sustentados e fortalecidos a fim de chegarmos coletivamente ao estado que sonhamos a partir de políticas efetivas”.
Na reunião, foram levantadas ainda as pautas referentes à apresentação de estratégias de reestruturação dos Conselhos de Desenvolvimento Territorial Sustentável, bem como quais são as ações propostas para esses espaços. Além disso, foi amplamente debatido o papel de Conselheiros, Conselheiras e Agentes, focando em especial nas suas atuações frente ao cenário atual.
Por fim, a equipe avaliou como a execução das políticas públicas está sendo realizada e como a Secretaria de Planejamento e as setoriais do governo estão articulando as informações recebidas pelos Agentes tomando como ponto de partida a população dos Territórios.
Para Gecivaldo Gama, Agente dos Carnaubais, “as ações e os consórcios em desenvolvimento estão acontecendo no epicentro do diálogo, tomando aqui o exemplo dos Carnaubais, em que se busca atenção exclusiva na ovinocaprinocultura, já que temos o segundo maior rebanho dessa área no Piauí”.