Nesta terça-feira (08), a Secretaria de Estado do Planejamento deu seguimento às oficinas de elaboração de ações estratégicas, desenvolvidas em parceria com a equipe de consultores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Mediante o debate participativo nesses eventos que estão realizados, será constituída a Agenda 2030 – ODS Piauí, fundamental documento que consolidará as ações do governo a longo prazo.
O tema do segundo dia foi “Turismo, Comércio e Serviços”, que acompanhou a mesma estrutura da oficina anterior, iniciando com as apresentações das barreiras identificadas, exibindo a metodologia de “Árvore de Problemas”, passando para discussões coletivas e finalizando com uma lista de soluções vindas da sociedade civil e de representantes das setoriais para as dificuldades apontadas.
Sobre Turismo, foi debatido como os índices de empregos nos segmentos de alojamentos e alimentação alavancaram exponencialmente de 2002 a 2018 no Piauí, mas também como é possível melhorar em certos pontos. Dentre eles, está a oferta turística insuficiente, os danos que os visitantes causam ao meio ambiente, as ações de fomento isoladas e os poucos voos para polos importantes, como a Serra da Capivara e o litoral.
Para Francisco de Assis, Agente Territorial do Entre Rios, essas oficinas são importantes ocasiões de enriquecimento social, destacando ainda que “o turismo rural precisa ser estruturado e integrado às rotas principais, merecendo receber a devida atenção”.
Já quanto ao setor de Comércio e Serviços, buscou-se a troca de ideias em prol de sanar, principalmente, o acesso desigual da população às tecnologias digitais e como ter uma equidade nesse acesso pode gerar grandes oportunidades de novos negócios.
Esse segundo dia de oficina contou com o conhecimento de 85 participantes virtuais. Dentre os presentes, estavam conselheiros de Desenvolvimento Territorial Sustentável, secretários municipais de Meio Ambiente e Turismo e de Indústria e Comércio e Agentes Territoriais.
Próximas oficinas
Nos dias seguintes, outros vetores econômicos serão abordados e debatidos, seguindo o cronograma e os endereços de link logo abaixo: