INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan e movimentos sociais firmam plano de ação contra a fome
30/11/2021 - 19:50  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro reuniu representantes de vários movimentos sociais

Nos últimos dias 29 e 30, fechando o mês de novembro com destreza, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) organizou uma reunião com instituições governamentais e não governamentais para discutir um plano de ação de enfrentamento à fome e equipamento de abastecimento popular.

Dentre os objetivos principais do encontro, discutiram a capacidade produtiva piauiense e a construção de uma estratégia de abastecimento popular para combater a fome e a desnutrição.

Além disso, na pauta, buscaram assegurar capital de giro tanto para a qualidade de fomento para as famílias camponesas para a garantia de produção alimentar de base agroecológica, quanto para as organizações sociais efetuarem a compra dos alimentos de agricultores e agricultoras para formação de estoque e, posteriormente, para a produção, capacitação, comercialização e solidariedade (doação) de alimentos.

Segundo a diretora de planejamento estratégico e territorial Márcia Mendes, “a função da Seplan, enquanto órgão, é apoiar e promover eventos como esse para que ações sejam articuladas, demandas sejam escutadas e, com base nos resultados, disseminar informações para que os demais órgãos tomem essas iniciativas para serem efetivadas”.

Diante disso, a Seplan, por meio de seus assessores técnicos, apresentou o plano Pró-Alimento “Assis Carvalho”, um programa de abastecimento alimentar e popular a ser aplicado em breve em todos os doze territórios de desenvolvimento do Piauí.

A proposta do plano é firmar uma estratégia simples e prática para lidar com a problemática de enfrentamento à fome e melhor distribuição de alimentos no estado.

Também entra, como alternativa, atuar no atendimento emergencial das famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e insegurança alimentar e nutricional, ao mesmo tempo que age no fomento à produção, estocagem e distribuição de alimentos preferencialmente de base agroecológica oriundos da agricultura familiar, comunidades quilombolas, extrativistas, indígenas, entre outros.

Foto_01122021_011217

Para Maria Kazé, representante dos Movimentos dos Pequenos Agricultores do Estado do Piauí (MPA-PI), “a luta contra a fome é antiga e existirá enquanto não tomarmos as iniciativas de pensar coletivamente, unindo órgãos, movimentos, campesinos e a sociedade civil de forma geral”. Acrescentou ainda apontando que “a criação desse plano é um passo importantíssimo para que as pessoas não continuem sofrendo desse mal que assola o Brasil inteiro”.

Na ocasião, dentre os presentes, estavam representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, do Movimento dos Atingidos por Barragens, do Movimento dos Sem Terra, da Cáritas Piauí e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Piauí. Também compareceram o Deputado Limma, que defendeu a articulação dos movimentos sociais com a agricultura familiar e com a participação política no combate à insegurança alimentar, e a equipe da Diretoria do Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan.


SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.