INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Técnicas da Bahia visitam a Seplan para troca de experiências
24/11/2021 - 19:36  
  
Twitter 
Google+ 
Nícea Moreira e Fabiana Matos visitam a Seplan

A superintendência de Planejamento Participativo e Territorial da Seplan recebeu a visita de duas técnicas da secretaria do Planejamento da Bahia, nesta quarta-feira (24), para uma troca de experiências na metodologia de elaboração do Plano Plurianual (PPA) e sua gestão no governo.

Fabiana Matos, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Seplan Bahia relatou que a ideia das visitas à Seplan de outros estados brasileiros partiu da necessidade de aprimoramento do planejamento. “Decidimos conhecer as experiências de alguns estados que sabíamos estar num processo de melhoria do seu ciclo de planejamento como um todo e viemos vivenciar a experiência de vocês para saber o que podemos agregar. A ideia é ver de que forma podemos incorporar essas metodologias e como isso pode auxiliar no nosso processo de melhoria”, explicou.

A técnica destacou como um diferencial do Piauí o acordo de gestão por resultado, firmado entre o governador e os secretários das pastas, estabelecendo responsabilidades. “É muito interessante porque compromete a alta gestão na garantia da execução de ações para o alcance dos resultados estratégicos. Ressalto também todo o detalhamento feito na identificação dos projetos estratégicos para ver sua viabilidade, para a execução daquilo que está planejado. É uma garantia maior de que será alcançado o que foi realmente pensado, que é o que se almeja quando pensamos em política pública”, completou Fabiana.

Para a assessora técnica da superintendência de Planejamento Estratégico da Bahia, Nícea Moreira, a metodologia do Piauí é muito parecida com a da Bahia, de forma geral, tanto a parte de visão estratégica quanto a de visão de longo prazo, com componentes muito parecidos. “Estamos trabalhando de forma muito alinhada, apesar de haver algumas singularidades, porque o PPA é dinâmico e precisa se adequar à realidade de cada estado. Percebemos que os desafios são os mesmos, em relação à administração pública, mas temos em comum a vontade de estar sempre aprimorando o instrumento, para ele não seja fictício, já que o planejamento é extremamente importante para o desenvolvimento social e econômico do estado, ” afirmou.

Foto_25112021_101110

A superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan-PI, Gisele Oliveira, afirmou que o encontro foi bastante positivo para que as equipes dos dois estados ganhem conhecimento e percebam as experiências exitosas que podem ser incorporadas na melhoria dos procedimentos. “Recebemos duas técnicas que vieram compartilhar experiência, ver como funciona a elaboração do nosso PPA, quais são as etapas desse processo de elaboração, como funciona a gestão, a execução, o monitoramento e a avaliação. Conheceram a nossa metodologia, a priorização dos projetos e como se dá a relação com as setoriais de governo. Ter o compartilhamento de experiências no fazer, identificando quais são os pontos positivos, os problemas comuns e as soluções encontradas são ganhos em conhecimento para as equipes”, concluiu.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.