INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Governador inaugura anexo da Seplan
27/10/2021 - 13:57  
  
Twitter 
Google+ 

O governador Wellington Dias e a secretária de Estado do Planejamento inauguraram o prédio anexo na Seplan nesta quinta-feira (27). Na ocasião também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Instituto Floravida para a execução do Projeto Jaborandi, que tem o objetivo de desenvolver, fortalecer e regularizar o processo da coleta de folhas do jaborandi e sua comercialização, realizada nos Territórios dos Cocais e Entre Rios, além de trabalhar a preservação e a educação ambiental na região.

Foto_27102021_021017

Durante o encontro também foram homenageados o ex-secretário do Planejamento, Antonio Neto, e o ex-presidente da Fundação Cepro, Antonio José Medeiros, responsáveis pelo início do processo de construção no novo edifício.

Segundo Rejane Tavares, secretária de Estado do Planejamento, a construção era uma reivindicação antiga dos servidores. “Agora temos para mais espaço de trabalho, principalmente neste momento de pandemia, um ambiente adequado e seguro para todos. Hoje podemos acomodar mais de 120 funcionários distribuídos nas diversas salas dos dois prédios. Isso é parte do processo de modernização e de valorização do profissional da área do planejamento. Além do espaço físico, a Seplan vem fazendo investimento em capacitação e consultoria, de forma que possamos atingir nosso principal objetivo que é apoiar o processo de planejamento no Estado, apoiar as setoriais e promover o desenvolvimento territorial” ressaltou a secretária.

Quanto ao Projeto Jaborandi, a secretária destacou os benefícios para as comunidades que trabalham na coleta das folhas. “A execução deste projeto vai tirar os folheiros da mão do atravessador, que hoje é quem fica com a maior parte da remuneração da comercialização das folhas. A ideia é que esses colhedores recebam o valor correto pelas folhas e que possam ter orgulho da profissão. Que eles não sejam somente colhedores, mas também, responsáveis pela preservação do próprio jaborandi, uma espécie que está ameaçada de extinção, além de contribuírem para o enriquecimento da planta na região.   

Foto_27102021_021017

Segundo Wellington Dias, o projeto permite a geração de renda, dá visibilidade aos colhedores de folhas e contribui para o desenvolvimento sustentável do estado. “A Seplan é a casa do planejamento e acertou um passo para garantir as condições de um olhar para a frente. Planejar, acompanhar a execução e fazer acontecer um Piauí que a gente sonha para 2026, 2030, 2050. É aqui no planejamento que temos todo esse ordenamento, a partir de cada território de desenvolvimento do estado e de cada município, trabalhando de forma conjunta, mas diferente, de acordo com a necessidade de cada região. É dessa forma que vamos conseguir evoluir junto com a nossa gente”, afirmou o governador.

O jaborandi tem propriedades medicinais, destacando-se a substância chamada pilocarpina, usada na produção de colírios para tratamento do glaucoma. “A Centroflora tem uma fábrica no Piauí, que fica em Parnaíba, e ela tem como principal produto a pilocarpina, que é o ingrediente farmacêutico ativo extraído da folha do jaborandi. A planta só existe nos estados do Piauí, parte do Pará e Maranhão. Extraímos a pilocarpina dessa planta, mas para conseguirmos as folhas alguém precisa fazer a coleta. Então, compramos as folhas de colhedores, mas precisamos de sustentabilidade e nada melhor do que uma parceria com o Governo do Estado para que possamos fortalecer essa cadeia, além de trabalhar na regulamentação da profissão de folheiro”, destacou o representante do grupo Centroflora, Adilson Ribeiro.

Foto_27102021_021017

O projeto será desenvolvido em parceria com as secretarias do Planejamento, do Meio Ambiente, da Agricultura Familiar, de Assistência Social e com o Instituto Emater. “Dentre as atividades que a Seplan desenvolve, uma é estabelecer cooperação com órgãos internacionais para suporte, melhoramento técnico e estudos que possam direcionar propostas de desenvolvimento do estado e projetos inovadores que possam fortalecer o crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano, a partir da geração de renda. Dessa forma, vamos trabalhar, a partir da abordagem de desenvolvimento territorial, com os colhedores de folha do jaborandi nos dois territórios. A Seplan atuará no processo de organização desses grupos a partir do fortalecimento de cooperativas e associações, a SAF na parte de projetos de sistemas agroflorestais, o Emater na assistência técnica e a Sasc com a viabilidade de programas sociais para esse público”, concluiu Rejane Tavares.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.