A Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) participa da Missão do Governo do Piauí à Itália, onde foram realizadas reuniões com o FIDA para negociação de um novo projeto para o semiárido.
Coube a SEPLAN a tarefa de sistematizar as propostas elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, EMATER, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Coordenadoria de Irrigação.
O projeto Bacia do Piauí-Canindé é uma proposta que une geração de renda, preservação ambiental e recuperação das Matas Ciliares e Nascente. O FIDA considerou a proposta inovadora e que estabelece um novo paradigma de atuação no semiárido que servirá de modelo para outros países.
De acordo com a Superintende de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, a elaboração do projeto técnico contará com a colaboração do Fida: “ O projeto poderá ser apresentado na nova rodada de seleção de projetos que a instituição deverá está fazendo ao final do ano que vem, mas devido a proposta tão inovadora que o estado do Piauí apresentou, ele poderá ter um apoio para a própria elaboração do projeto técnico”, diz Rejane.