O Governador Wellington Dias inaugurou nesta segunda-feira (16), dia do aniversário de Teresina, a duplicação da BR 343, no trecho que inicia no final da Avenida João XXIII (próximo à rotatória da ladeira do Uruguai) e encerra 2 km após o posto da Polícia Rodoviária Federal. A Seplan, durante toda a obra, realizou o monitoramento e promoveu a articulação técnica para que todos os prazos fossem cumpridos. Ao todo são 9,5 km de duplicação orçados em R$ 45 milhões, com recursos garantidos pelo programa PRO Piauí.
Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, a Seplan tem o papel fundamental de coordenação da elaboração das políticas públicas junto aos órgãos, construção dos instrumentos de planejamento orçamentário e, também, do monitoramento das ações estratégicas. “Dentre os monitoramentos que a Seplan faz há uma atenção especial aos investimentos públicos e assim foi feito com a BR 343. Quando da retomada da obra em agosto de 2019, o governador determinou que a Seplan fizesse o monitoramento semanal prestando todo o auxílio ao Departamento de Estradas e Rodagens - DER, que é o executor da obra. Após dois anos de execução, que foi muito afetada pela paralização das atividades em decorrência da pandemia, hoje será feita a entrega simbólica para nossa população, já que a duplicação da rodovia já em pleno funcionamento”, ressaltou a secretária.
O objetivo do monitoramento foi acompanhar a execução e a evolução física da obra, identificando eventuais riscos e pendências, além de propor a adoção de soluções em tempo hábil, visando a tomada de decisões adequadas e garantindo à população a entrega da obra de acordo com o cronograma previsto, com a qualidade estabelecida nas especificações técnicas.
Periodicamente ocorreram inspeções por parte do Governador Wellington Dias e do Secretário da Fazenda e Coordenador do Pró-Piauí, Rafael Fonteles. Para documentar as tratativas, foram produzidos boletins semanais de monitoramento, que continham todas as pactuações e pendências que ocorriam no momento da execução dos serviços.
Em razão da pandemia, as reuniões de monitoramento passaram a ser realizadas, em sua maioria, de forma remota, mas mantendo-se as visitas in loco. A Seplan confeccionou 98 boletins semanais de monitoramento, sendo 17 realizados em 2019, 51 em 2020 e 30 em 2021.