Seplan elabora proposta para financiamento de projetos produtivos para pequenos produtores, regularização fundiária e gestão ambiental em parceria com o Instituto de Terras do Piauí - INTERPI, Secretaria de Agricultura Familiar - SAF, Secretaria do Meio Ambiente - Semar e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí - EMATER. Foram quatro encontros virtuais com representantes do Banco Mundial que encerraram nesta quinta-feira (12) com o objetivo de elaboração de uma carta consulta.
Segundo Célio Pitanga, diretor de Operações Externas da Seplan, a missão do Banco Mundial teve a finalidade de fazer uma pré-avaliação da proposta. “O Estado está sugerindo um novo projeto que envolve destinação de recursos do Banco Mundial e tem a finalidade de apoiar os pequenos agricultores que terão suas terras regularizadas, assistência para desenvolvimento de projetos produtivos e suporte não só financeiro, mas também assistência técnica rural, além de apoio para o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveis”, explicou.
A carta consulta é o primeiro documento, seguindo um trâmite legal junto à Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, que avalia a proposta. Se aprovada, segue para outras instâncias. “Nossa previsão é que no meio do ano que vem essa situação se efetive. Trata-se de um estágio inicial do desenho do projeto com previsão de implementação para o ano de 2022”, finalizou o diretor.