Durante toda terça-feira, 03 de agosto, foi dado prosseguimento às Audiências Públicas para Revisão do Plano Plurianual 2020.2023 (PPA) e contribuições para a Elaboração da Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA).
Pela manhã, foi a vez do debate com o Território de Desenvolvimento Cocais. Com a proposta de aprimorar os modelos de gestão do Governo do Estado do Piauí, de modo a permitir a clara identificação de prioridades e o monitoramento de execução dos projetos estratégicos. Além disso, o planejamento e gestão por resultados foca na avaliação sistemática dos resultados e a apoiar o processo de tomada de decisão no âmbito estadual.
Segundo Felippe Augusto, diretor de Orçamento da Seplan, “enquanto o PPA traz as grandes metas, a LOA é um dos mais valiosos instrumentos de planejamento governamental que vai materializar a visão de futuro, o que tem que ser feito no próximo ano, o que pode ser feito em minúcias, por isso é importante o planejamento participativo para o delineamento do que os órgãos irão gastar”.
À tarde, o Território Entre Rios teve a oportunidade de conferir os avanços na consolidação da política de desenvolvimento territorial. Após a superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial, Gisele Oliveira, apresentar a dinâmica da audiência pública, foi dado início ao debate.
“A Revisão do PPA para o Entre Rios tem um significado muito especial, pois, durante a elaboração em 2019, tivemos algumas dificuldades de comunicação e no processo de priorização do processo de demandas. Então, hoje iremos reforçar o levantamento das ações alcançadas e o que será prioridade para 2022, ressaltando aqui a importância dos Agentes e Conselheiros Territoriais”, disse Rejane Tavares, secretária do Estado de Planejamento.
Com a discussão das demandas analisadas no segundo dia, as audiências públicas seguirão no dia 04 de agosto, com a participação dos Territórios Carnaubais pela manhã e Vale do Sambito à tarde.