INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan dá início às Audiências Públicas PPA/LOA
02/08/2021 - 12:47  
  
Twitter 
Google+ 
As audiências serão realizadas com os 12 territórios do PI

As Audiências Públicas para revisão do Plano Plurianual 2020-2023 (PPA) e contribuições para a elaboração da Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA) começaram nesta segunda-feira (02) com a abertura oficial realizada do Palácio do Karnak e transmitida ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado.

Iniciando as apresentações, a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, destacou a importância de as audiências serem virtuais, pela praticidade da comunicação com a sociedade e para manter acesa a política territorial. “Nesse momento, nosso papel é rever as ações e fazer um balanço das mesmas nos territórios, para que possamos enriquecer cada vez mais a política do planejamento participativo considerando a realidade particular de cada território”, ressaltou.

Em seguida, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Paulo Cesar Morais, reforçou que cada localidade terá suas demandas ouvidas e formalizadas para que o orçamento participativo do estado seja devidamente distribuído. “Convocamos a população para participar das audiências e que os cidadãos levem suas prioridades mais importantes”, pediu.

Rafael Fonteles, coordenador do PRO Piauí e secretário de Estado da Fazenda, também presente na abertura, debateu sobre a relevância do planejamento participativo territorializado. “É uma tarefa difícil encontrar os recursos para resolver as ações elencadas pela sociedade, mas acreditamos que as audiências serão produtivas e que alcançaremos as expectativas de distribuir o orçamento para cada município dentro de cada território, a fim de alcançar a transformação social que o governo espera”.

Já a vice-governadora Regina Sousa ressaltou que o acompanhamento das audiências por parte dos conselheiros territoriais e da sociedade civil serve para unificar o Piauí em prol de valorização dos instrumentos de gestão e para monitorar o que será executado e proposto para o ano seguinte.

Por fim, o governador do Estado do Piauí Wellington Dias reforçou o objetivo de integração dos municípios com os gestores das diferentes áreas para a qualidade de serviços, utilizando a Revisão do PPA 2020-2023 e as contribuições para a Elaboração da LOA 2022 para aperfeiçoar a infraestrutura do estado.

“O PPA não é só uma peça obrigatória para realizar as demandas. O PPA é um manual para a vida. É o eixo balizador a partir do qual vamos trabalhando as ações”, disse Wellington Dias. Complementou ainda que “o Piauí é um estado organizado, que permite ter um plano plurianual de diretrizes próximas à realidade, com uma sistemática que parte da participação e acompanhamento do governo e da sociedade civil”, finalizou.

Ao final da abertura, ainda durante a manhã, foi iniciada a primeira audiência pública com o território da Planície Litorânea. No turno da tarde é a vez da Chapada das Mangabeiras. Os encontros têm o acesso livre ao público no canal do YouTube, do Governo do Estado do Piauí.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.