Esta semana teremos mais uma Sexta Programada (30/07), às 11h, pela plataforma Cisco Webex. O tema da palestra será: “Indicadores da Educação na Conjuntura Social no Piauí” e o palestrante, o Prof. Dr. Paulo Bueno, do Instituto Federal de Tecnologia (IFPI) e do Programa de Pós-graduação em Análise e Planejamento Espacial – MAPEPROF e, também, pesquisador FAPEPI/Seplan. O evento é aberto ao público e todos podem contribuir na discussão.
A palestra apresentará a primeira versão analítica do comparativo de indicadores educacionais (Brasil, Nordeste e Piauí), com o objetivo de examinar os avanços quantitativos e qualitativos da educação em território piauiense, no período de 2016 a 2020. “Para tal concretização, a partir dos dados do INEP e IBGE, utilizaremos os indicadores: Matrículas por modalidade de ensino; Taxa de analfabetismo; Taxa de analfabetismo por sexo no Piauí; IDEB dos anos finais do ensino fundamental na Rede estadual; IDEB no ensino médio na Rede estadual; Taxa de abandono nos anos finais do ensino fundamental; Taxa de abandono no ensino médio; Taxa de distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental; Taxa de distorção idade-série no ensino médio; Ensino Superior na rede pública e Ensino Superior na rede privada, no Brasil, Nordeste e Piauí”, explicou o palestrante.
O mediador da palestra será Celso Samuel, estudante do curso de Geografia da UESPI e estagiário da superintendência Cepro. Ele ressalta a importância da socialização com todos os presentes dos indicadores sociais na dimensão Educação e que os resultados do estudo estarão na publicação, Conjuntura Social do Estado. “Apresentaremos o boletim e esperamos que, a partir da participação dos presentes, possamos engrandecer a discussão sobre a temática”, concluiu.
O link de acesso à vídeo conferência será disponibilizado pelas redes sociais previamente. As palestras da Sexta Programada já fazem parte do calendário de atividades da Seplan e têm como objetivo oportunizar espaços de debates e palestras para refletir sobre temáticas relacionadas à conjuntura econômica e social do Estado do Piauí, envolvendo a participação de gestores, pesquisadores e sociedade em geral.