Estado aguarda duas novas operações de crédito para início 2017
Empréstimos tem prazo de execução de dois anos
Está prevista para até o dia 31 de dezembro a contratação da operação de crédito de 315 milhões com a Caixa Econômica Federal. A liberação do recurso está prevista para 2017 e a execução, em dois anos. O empréstimo será contratado junto à Caixa, com recursos oriundos do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, FINISA.
Também foi aprovada pela Assembleia Legislativa um segundo empréstimo junto a Caixa Econômica, este no valor de 600 milhões.
De acordo com o Superintendente de Cooperação Técnico-Financeira, Sérgio Miranda, os empréstimos serão essenciais para a realização de obras de infraestrutura como rodovias, mobilidade urbana, saneamento e outras obras.
O Superintendente também ressalta que novos empréstimos não comprometem a saúde financeira do Tesouro Estadual, que possui um dos mais baixos índices de endividamento entre os estados brasileiros, com uma dívida que representa menos de 44% da receita corrente líquida, explica ele.
Ele ressalta ainda o papel da Secretaria do Planejamento no processo: "a contratação de uma operação de crédito envolve vários órgãos do Poder Executivo, além da aprovação da Assembléia Legislativa. Cabe à SEPLAN o papel de coordenar a ação destes vários órgãos tanto na fase da contratação como na fase de execução das obras previstas“.