A secretária Rejane Tavares, o assessor técnico da Seplan, Jairo Júnior, e representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB se reuniram na tarde desta quarta-feira (14) para a elaboração de um projeto a ser apresentado para a secretaria de Educação – Seduc, visando capacitações nas comunidades que vivem nos entornos das barragens do estado e decidindo as linhas de atuação.
A proposta é fazer um trabalho de fortalecimento do desenvolvimento territorial a partir da identidade cultural das populações atingidas por barragem. Segundo Rejane Tavares, a Seplan está sendo uma articuladora institucional e apoiando o MAB a encontrar parceiros institucionais no governo, como a secretaria de Educação – Seduc, a secretaria de Agricultura Familiar – SAF e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – Emater, para que possam desenvolver um processo de alfabetização que inclua a contextualização para essas famílias que vivem em áreas atingidas por barragens.
“Hoje na Seplan nós apoiamos a concepção do projeto. O MAB tinha todas as ideias básicas e estruturais e nós estamos ajudando a sistematizar. O próximo passo é uma reunião com a Seduc para fazer a proposta de uma alfabetização de jovens e adultos contextualizada. Nesse processo de alfabetização é preciso pensar numa formação para prevenção de acidentes e capacitação da comunidade para que saibam como agir em casos de acidentes e como evitar que causem danos maiores às populações e suas famílias”, concluiu a secretária do Planejamento.