Nos dias 13 e 14 de julho, a equipe da Agenda 2030 – ODS Piauí, instituída pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), participou do Seminário Regional de Lançamento do Programa Clear Nordeste. O encontro tinha como finalidade inaugurar a primeira etapa de um plano de ação que identifique demandas, capacidades e prioridades para formulação de estratégias de sensibilização dos governos estaduais, instituições acadêmicas e sociedade civil.
O evento online, cujo objetivo foi fortalecer a institucionalização de sistemas de monitoramento e avaliação de políticas públicas por governos na região Nordeste, contou com a presença da Secretária de Planejamento Rejane Tavares e dos servidores Jairo Junior, Débora Galvão e Gisele Oliveira.
Na ocasião, a Ieva Lazareviciute, do Programa das Nações Unidas em Desenvolvimento (PNUD), apresentou dados do projeto do Estado do Piauí e da plataforma que está sendo desenvolvida. Para Débora Galvão, coordenadora nacional do Projeto Agenda 2030 – ODS Piauí e assessora da Seplan, “o encontro foi proveitoso para afinar as ideias em andamento e para alcançar, de forma coletiva, melhores resultados na tomada de decisões sobre políticas públicas”.
O seminário foi realizado em parceira com a Fundação Getúlio Vargas EESP Clear, com a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia e com o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, vinculado ao Instituto Gonçalo Muniz da Fundação Oswaldo Cruz.