Dando continuidade ao processo de implementação da Gestão Orientada para resultados, no âmbito do Governo Estadual, a SEPLAN realizou o primeiro ciclo de 2021 do Monitoramento da execução física, orçamentária e financeira do PPA, da LDO e da LOA.
A partir da sistemática atualização mensal das informações pelos órgãos setoriais no sistema SIAF, a superintendência de Planejamento Participativo e Territorial (SUPLE), a cada quatro meses coleta, organiza, analisa e consolida o Relatório Executivo dos referidos instrumentos.
Para os órgãos pilotos no processo de implantação da metodologia (SAF, SASC, SEDUC, SSP e SESAPI) além do relatório são realizadas reuniões com objetivo de apresentar as principais restrições e oportunidades de melhoria identificadas junto a cada órgão e propor recomendações para que os problemas sejam superados. “O monitoramento ocorre em dois momentos, uma reunião com a equipe técnica para análise e discussão sobre os dados levantados e um segundo encontro, com o gestor do órgão onde é apresentado relatório consolidado no intuito de auxiliar na tomada de decisões para superação das restrições identificadas no documento”, explicou Clécio Moreira Lopes, diretor de Monitoramento e Avaliação da Gestão por Resultados da SEPLAN.
Segundo o diretor, as reuniões de monitoramento propiciam uma visão geral do órgão, qual o seu desempenho e dificuldades que precisam serem sanadas de forma mais urgente. Também é uma forma de dar transparência a gestão como um todo, além de ser uma ferramenta gerencial que serve para tomada de decisões por parte dos gestores no que tange a melhoria do desempenho do órgão com relação a sua execução orçamentária, financeira e física para alcance de resultados”, concluiu.