Na última quinta-feira, 08, os consultores contratados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD), para estabelecer a Agenda 2030 – ODS Piauí reuniram-se com potenciais colaboradores a fim de conhecer trabalhos em andamento no Estado. Nas reuniões, realizadas de forma remota, estavam presentes representantes da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e da agência Investe Piauí.
No encontro com a Semplan, a assessora de coordenação da Agenda Teresina 2030, Mariana Fiúza, apresentou as pautas do plano de ações, uma pactuação entre o poder público e a sociedade civil que compõem metas para o desenvolvimento sustentável da capital.
Dentre os tópicos de discussão, estava a evolução da estratégia de monitoramento da Agenda, com a apresentação dos 17 indicadores que mostram os aspectos da realidade local a partir de dados para identificar avanços e retrocessos em áreas específicas. Além disso, foram exibidos os projetos em andamento, destacando as estratégias de inovação para os próximos anos em Teresina.
Já na reunião com a Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva, CEO da agência de atração de investimentos estratégicos do Piauí, destacou a importância do diálogo entre as instituições e apresentou as políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento territorial do estado.
Segundo Victor Hugo, “a empresa funciona tanto como uma porta de entrada para quem quer investir aqui, bem como oferece direcionamento às secretarias responsáveis por cada setor, apontando os devidos equipamentos necessários de infraestrutura econômicos”.
O CEO apresentou à equipe de consultores os planos de ações para administrar industrial e comercialmente a Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba, o Complexo Portuário de Luís Correia e demais polos empresariais.
“É de suma importância essa parceira entre a Investe Piauí e a Seplan, pois precisamos estar sempre atentos aos impactos do desenvolvimento sustentável na implementação dos investimentos”, defendeu o CEO da empresa.