A secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, participou, na manhã desta terça-feira (06), de treinamento da Caixa Econômica Federal sobre fluxo e fases do processo de execução de obras públicas. A capacitação foi realizada de forma virtual, através de vídeo conferência, em parceria com a superintendência de Gestão de Projetos (Suepro), da Seplan.
Segundo Nuno Bernardes, superintendente da Suepro, durante o evento representantes da Caixa apresentaram sua carta de serviços na área de políticas públicas e, como tema principal, expuseram um panorama da gestão do fluxo dos procedimentos das obras que são custeadas, em especial, com recursos de OGU, convênios e contratos de repasse.
“A Caixa fez uma abordagem tratando desde a fase de elaboração de propostas, passando pela aprovação de projetos, execução, acompanhamento e prestação de contas. Foi um evento bastante esclarecedor, porque houve um nivelamento no âmbito do Estado nas técnicas exigidas pelo banco. Esse trabalho, também, já é feito também pela Seplan. Nós fazemos a gestão e o acompanhamento desses processos em todos os órgãos estaduais”, esclareceu.
Participaram mais de 140 pessoas que, ao final, fizeram questionamentos que foram esclarecidos pela Caixa. “Foi um evento de bastante sucesso que nivelou o conhecimento para que os órgãos, de maneira uniforme, possam trabalhar cada objeto pactuado dentro do cronograma previsto. Importante, pois, muitas dessas obras estão no Programa Pro Piauí, que é coordenado pelo secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, que tem pedido muita intensidade na nossa atuação, junto à secretária Rejane Tavares, e tem cobrado, sistematicamente, para que o estado possa avançar mais na entrega dos objetos pactuados e, consequentemente, na melhora dos índices de desenvolvimento do Piauí.”, relatou o superintendente.
A diretora de Gestão de Parcerias da Suepro, Aline Bacelar, afirmou que a capacitação solidificou o processo de estreitamento entre os atores envolvidos. “As expectativas foram superadas, uma vez que tivemos um evento didático, sem perder o detalhismo, e as ferramentas de mídia utilizadas na apresentação foram muito dinâmicas. O estado só tem a ganhar, visto que servidores capacitados terão maior produtividade e eficiência. A partir de agora, nós esperamos que os equívocos aconteçam de forma menos frequente e que haja mais celeridade nos processos”, concluiu.