Caixa Econômica Federal e Seplan realizam, dia 06 de abril, das 9 às 12h, de forma remota através de videoconferência, treinamento sobre fluxo e fases do processo de execução de obras públicas, com foco na “Plataforma Mais Brasil” e normas em vigor. O objetivo é capacitar servidores e gestores para execução de obras e investimentos públicos com recursos federais, em especial os decorrentes de emendas parlamentares individuais e de bancada.
Segundo o superintendente de Gestão de Projetos, Nuno Bernardes, desde que o estado do Piauí, através da Seplan, iniciou o processo de gestão intensiva da carteira de obras e ações financiadas com recursos do orçamento geral da União, em maio de 2019, a parceria com a Caixa Econômica Federal se intensificou. “A Caixa, rotineiramente, participa das reuniões semanais e quinzenais de monitoramento das obras estaduais estratégicas, se faz presente nas visitas “in loco” das obras e tem sido uma grande parceira do estado para ajudar a entregar obras dentro do prazo pactuado, com a qualidade prevista em contrato”, explicou.
Nuno Bernardes destaca que a capacitação vem somar ao trabalho que está sendo feito pelo secretário de Fazenda e coordenador do Pró Piauí, Rafael Fonteles, e pela secretária do Planejamento, Rejane Tavares. “Eles têm cobrado de maneira intensa, eficiência e celeridade no que tange ao processo de execução de obras e ações custeadas com recursos federais. O secretário Rafael e a secretária Rejane estabeleceram metas, indicadores e pactuaram prazos. A Seplan, no processo de articulação e coordenação, tem feito esse trabalho junto a cada órgão estadual e, com isso, obtido grandes avanços”, comemorou.
A capacitação ocorrerá de forma remota através da ferramenta TEAMS. As inscrições serão realizadas até o dia 04 de abril, através do e-mail: aline.bacelar@seplan.pi.gov.br. É importante informar os dados pessoais, formação, órgão de vinculação e o e-mail para o envio do link da sala de treinamento. A capacitação das equipes técnicas deverá reduzir a margem de erros nos trabalhos realizados e, também, aumentar a produtividade e a eficiência do serviço público.