O diretor de Planejamento Estratégico Territorial da Seplan, Fernando Sousa, se reuniu com o Deputado Francisco Limma, presidente estadual do PT e com Mauro Rodrigues, coordenador do Banco Cocais, na manhã desta terça-feira (02). O encontro teve o objetivo de desenvolver a metodologia de implantação e manutenção de bancos comunitários nos territórios.
Segundo o diretor Fernando Sousa foi discutido como se dá o processo de implantação, quais são os parceiros envolvidos, além de um modelo de projeto base. “Esse projeto serve para que a gente consiga atingir o máximo de associações, de comunidades que têm esse objetivo. Foi discutida a questão do chamamento público ou se existe uma outra possibilidade. Também estudamos onde serão as primeiras ações da Seplan, juntamente com os outros parceiros”, explicou.
Através do projeto base foi elaborado um custo mínimo para implantação de um banco e, assim, nortear a quantidade de bancos que deverão ser implementado. “Com esse estudo a gente tem como difundir essa política, tentar trazer desenvolvimento para aquela coletividade que se propõem a operar junto aos bancos. Então todo o processo foi delimitado hoje e agora ficamos com etapas para podermos colocar em execução”, disse o diretor.
O deputado Francisco Limma destacou a importância da parceria com a secretaria do Planejamento para a viabilidade da implantação de novos bancos comunitários. “Existe hoje uma demanda das comunidades pela implantação de vários bancos e só as entidades que são responsáveis pelos bancos não estão dando conta. Então, a Agência de Fomento já está abrindo a possibilidade de vir financiando alguns projetos e agora é preciso trabalhar uma estratégia de implantação desses novos bancos. A secretaria do Planejamento está se colocando à disposição, junto com o nosso gabinete, para poder assessorar esses grupos. Nós identificamos ao menos umas doze demandas reais por novos bancos e precisamos que isso vire, de fato, uma ação social concreta e a Seplan tem esse papel importante”, ressaltou o deputado.
Para o coordenador do Banco Cocais, Mauro Rodrigues o encontro discutiu a possibilidade real de abertura e instalação de novos bancos comunitários em outros territórios. “Atualmente o território dos Cocais é o único que possui essa experiência. E hoje está havendo uma demanda das comunidades, então essa ampliação é uma possibilidade real com a parceria da Seplan, com o deputado Limma e demais parceiros, para a gente levar essa política e metodologia para as demais comunidades, uma metodologia de desenvolvimento local, de fortalecimento do comercio regional”, concluiu.