A secretária do Planejamento Rejane Tavares se reuniu, na quinta-feira (18), com o diretor de Planejamento da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado Riedel Batista, e com o diretor de Estatística e Análise Criminal de Segurança, delegado João Marcelo. O objetivo do encontro foi debater a criação de um sistema de classificação de risco para os municípios do estado e, também, discutir a contribuição da secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) na elaboração do Plano ODS Piauí.
Segundo Rejane Tavares, a secretaria de Segurança Pública tem sido uma grande parceira da Seplan. “Os representantes da SSP-PI nos procuraram para que possamos apoiá-los no processo de criação de um sistema de classificação de riscos dos municípios. Esse processo será todo inserido, também, na elaboração do Plano ODS Piauí. São um conjunto de indicadores que vão ajudar a entender as necessidades de Segurança Pública em cada um dos municípios do estado”, explicou.
A consultora do Pnud, Ariane Favareto, destacou o encontro como o ponto de partida de uma inovação nas linhas de planejamento. “Foi a primeira reunião, então, a partir daqui nós vamos começar a pensar melhor em como atuar com todas essas informações e utilizá-las na elaboração de um planejamento adequado para o estado”, disse.
O delegado Riedel Batista, por sua vez, ressaltou a importância do Plano para a segurança pública do estado. “Vamos colaborar muito na elaboração do Plano ODS Piauí, para que possamos reduzir os índices de criminalidade no estado e, consequentemente, contribuir para o aumento da expectativa de vida do povo piauiense que é uma grande meta do governador Wellington Dias. Então, nós temos que agradecer esse chamamento da secretária Rejane Tavares e vamos participar de todas as etapas até a finalização do projeto para que tenhamos um bom resultado para o Piauí”, concluiu.