O diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Jairo Júnior, se reuniu, na manhã desta quarta-feira, com membros do Conselho do Entre Rios para tratar sobre o fortalecimento dos bancos comunitários no território.
Segundo o diretor, a estratégia de economia solidária é inclusiva para boa parte da população que não tem acesso aos bancos tradicionais e linhas de crédito formais, assim, os bancos comunitários têm o papel de inclusão social no acesso ao microcrédito que fomenta o empreendedorismo nos municípios. “Nós recebemos a demanda do Conselho e vamos encaminhar um estudo sobre a possibilidade de apoiar a estruturação destes bancos no estado, entre eles o Banco Livramento, do território Entre Rios e criação de novos bancos que ajudem no desenvolvimento territorial e na inclusão de mais pessoas econômica e socialmente”, explicou Jairo Júnior.
Na ocasião também foi discutida a retomada das atividades do Conselho. “A partir do início de 2021 vamos reestruturar o Conselho com os novos gestores eleitos e com novas entidades que precisam estar inseridas na discussão da gestão do território no estado. A ideia é que até o final de fevereiro já estejamos com o conselho totalmente reestruturado, pautando as suas demandas e fiscalizando a ação governamental dos municípios que compõem o território Entre Rios”, concluiu o diretor.