A partir desta terça-feira (24) até a próxima quinta-feira (26) a Seplan realizará três oficinas com a consultoria Macroplan. As oficinas terão dois formatos: uma parte da equipe estará presencialmente no auditório da ATI e a outra acompanhará remotamente por videoconferência. O objetivo é a discussão do modelo operacional de implantação da metodologia de planejamento de gestão por resultados.
Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, todo o processo desenvolvido há um ano e meio pela Seplan, em parceria com a Macroplan, levou à construção do manual da metodologia de planejamento de gestão por resultados. “O processo de implementação ocorrerá por etapas definindo um grupo de setoriais que aplicarão a metodologia em 2021, outro grupo em 2022 com a perspectiva que todo o estado estará utilizando a metodologia em 2023”, explicou.
De acordo com Sérgio Britto, consultor da Macroplan, a empresa foi contratada para remodelar o sistema de planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação, remodelar os modelos e os processos existentes em parceria com a Seplan, no governo do Estado do Piauí. “Nós entregamos um manual que traz uma base de como se dará essa reformulação. Então, nessa agenda que inicia amanhã, nós vamos discutir com cada representante das superintendências da Seplan os próximos dois anos, o que será executado, com respeito a esses sistemas de planejamento, a sistemática de planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação, o que que vai ser executado ao longo dos próximos dois anos, como se darão as alterações no processo de construção do plano estratégico do estado, contemplando a elaboração de LDO´s e LOA´s, o sistema de monitoramento de projetos estratégicos, o sistema de monitoramento do PPA e de avaliação de resultados, ou seja, como é que vão se dar esses processos ao longo dos próximos dois anos, e como cada superintendência da Seplan vai atuar como coordenadora do sistema geral do estado”, concluiu.