INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Entre Rios receberá unidade de processamento de pescado
19/11/2020 - 20:34  
  
Twitter 
Google+ 
Encontro apresentou o plano de gestão do empreendimento
A Seplan realizou, na tarde desta quinta-feira (19), reunião virtual com o conselho do território Entre Rios, a secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e as Câmeras Setoriais para a apresentação do Plano de Gestão da Unidade Básica de Processamento de Pescado, um investimento do governo do estado no município de Demerval Lobão.  

Segundo Jairo Júnior, diretor de Planejamento Territorial da Seplan, essa é uma demanda do território Entre Rios, pactuada no final de 2017, que passou por um processo de elaboração de projeto na Seplan. “Depois do projeto pronto foi para adequação no setor de engenharia na SAF e, hoje, encontra-se em processo de licitação. A Cooperativa de Piscicultores do Vale do Parnaíba, a PESCOO, vai fazer a gestão e a administração dessa unidade básica de processamento de pescado e na reunião de hoje eles apresentaram o plano de gestão”, explicou o diretor. 

O plano de gestão mostra como a cooperativa vai ser administrada, para garantir que a unidade tenha pleno funcionamento e, desta forma, possa gerar renda aos seus cooperados, pois, muitos deles também são pequenos produtores e agricultores familiares. “Na reunião foram dirimidas algumas dúvidas. O próximo passo é a entrega à SAF esse documento com as correções levantadas durante o encontro”, disse Jairo Júnior. 

O presidente do Conselho Entre Rios, Evandro Aragão, destacou a importância da reunião para a discussão do plano de viabilidade econômica e de gestão da unidade. “Foi um encontro muito proveitoso e todos nós ficamos muitos felizes pela importância que a unidade de beneficiamento de pescado tem para os piscicultores, principalmente para os piscicultores do território Entre Rios, cerca de 300 pessoas. Todos estão ansiosos pela construção e implantação dessa unidade de processamento de pescado”, relatou. 

Segundo Evandro, esse tipo de empreendimento vem para processar o pescado e agregar valor ao produto, melhorando o rendimento dos piscicultores. “Essa unidade de processamento de pescado vem no momento certo. Nós estamos realmente precisando de um empreendimento desse porte, para consolidar a cadeia produtiva da piscicultura no território Entre Rios. E digo até que essa unidade servirá como modelo dentro do estado do Piauí”, comemorou. 

Luciano Brito, diretor de Agricultura Familiar da SAF, ressaltou a importância da apresentação das estratégias de gestão da unidade. “É mais uma atividade, diferente do cultivo do peixe, que eles precisam aprender a administrar. Ficamos muito satisfeitos com o produto apresentado, vamos ainda avaliar e devolver com algumas sugestões para o melhor funcionamento da unidade. Estamos constituindo um instrumento e uma ação para ela venha a funcionar no futuro, com geração de emprego e renda para a cadeia da piscicultura e da agricultura familiar no estado”, concluiu. 
SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.