INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
PRO PIAUÍ DIVULGA NOVO MAPA DE RISCO EPIDEMIOLÓGICO
20/08/2020 - 15:56  
  
Twitter 
Google+ 

Técnicos da secretária de estado do Planejamento e os coordenadores dos comitês regionais do programa Pro Piauí, estiveram reunidos hoje, 20, para a divulgação do novo mapa de risco epidemiológico das regiões assistenciais de saúde. A superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Rejane Tavares, representou o secretário Antonio Neto, que se encontra em tratamento de saúde.

Segundo Liége Moura, superintendente de Pesquisas Econômicas e Sociais da Seplan,  monitorar a regional é o objetivo. “Nosso desafio, que é uma questão que vem sendo uma preocupação, é exatamente o sul do estado, a regional de Bom Jesus, que saiu do alto risco para o médio risco, a propagação diminuiu, porém, preocupa pelos desafios de ampliar a cobertura de saúde. Em Floriano a propagação da doença continua média, porém a cobertura de saúde ainda é baixa. Em Piripiri e Picos a propagação diminuiu, mas a capacidade de atendimento ainda continua média”, explicou.

“Nós estamos praticamente finalizando o calendário, com a liberação agora no fim de agosto, de mais atividades econômicas, que já possuem o protocolo. Nós observamos que há uma estabilização e aparente melhora nas regionais de saúde, exceção de Oeiras que passou do risco baixo para o médio, então, nós estamos no acompanhamento de perto o que esta acontecendo, além de Floriano, que é a regional que mais nos preocupa no momento”. Finalizou, Liége Moura.

De acordo com Bento Viana, secretário de Governo de Floriano, o município de Floriano possuía números positivos em relação à Covid19. "Nosso plano de abertura sempre foi alinhado aos protocolos de saúde do Pró Piauí. No dia 08 de Junho nós tínhamos um cenário completamente diferente, tínhamos um índice de transmissibilidade baixo, e uma baixa taxa de ocupação de leitos de UTI e de leitos clínicos. Diante disso, começamos uma séria de debates a respeito da abertura econômica, tendo em vista o impacto destas atividades para os cidadãos e para o município. Então, nós passamos quase dois meses fazendo esse monitoramento, porém, em meados de agosto, quando pensávamos em avançar no processo de abertura, nós observamos um aumento na curva de casos, na ocupação dos leitos de UTI, na taxa de transmissibilidade e por isso barramos o processo de abertura das atividades econômicas em Floriano”, disse.

“O que nós verificamos é que as pessoas que estão sendo o combustível desse aumento de casos positivos estão na faixa etária de 20 a 39 anos, então são pessoas jovens, eles são 70% dos casos positivos na nossa rede de saúde. E quando nos aprofundamos na verificação de onde essas pessoas estavam, nós observamos que a grande maioria participou de reuniões privativas, ou seja, confraternizações, festas e aglomerações, e com base nessa analise, o município de Floriano entende que esse crescimento abrupto ocorre por isso. A população criou uma falsa sensação de segurança, uma falsa percepção da pandemia, tendo em vista o grande período onde os casos estavam baixos.” Completou o secretário.

O promotor Nivaldo Ribeiro, do Ministério Público do Estado, demonstrou preocupação quanto ao descumprimento dos protocolos de saúde. “A venda de bebidas alcoólicas tem impulsionado o aumento do descumprimento das medidas sanitárias. Nós, em Piripiri, proibimos a venda de bebida alcoólica, pois as aglomerações tem ocorrido nos balneários, no açude caldeirão onde a população tem visitado. Os jovens têm lotado esses espaços criando aglomerações, não usando máscaras. Então nós temos que ter muito cuidado com esse processo de abertura e também fiscalizar de mais perto, colocar a polícia para fazer esse acompanhamento e estimular a população a retornar a sensatez e não se iludir com um fim irreal da pandemia”.

O agente territorial Gessivaldo Gama, do território dos Carnaubais destacou os desafios na contenção das aglomerações. “O trabalho de fiscalização tem sido feito, porém tem sido prejudicado por dois fatores: a proximidade do período eleitoral, que deixa as autoridades receosas em impor mais rigidez no cumprimento dos protocolos e causar descontentamentos, e o próprio sentimento de libertação da sociedade, uma vez que se sentiu presa, privada do comportamento natural, por um tempo e considerável, e agora se rebela, principalmente a juventude, em torno de uma falsa atmosfera de normalidade. A nova normalidade é um processo de cuidado e distanciamento, dois fatores que costumam ser ignorados pela a nossa juventude”.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.