O secretário de estado do Planejamento, Antonio Neto, coordenou hoje, 30, a abertura do comitê regional do programa Pro Piauí de Bom Jesus, no território da Chapada das Mangabeiras. O comitê Pro Piauí é responsável por coordenar as ações do programa Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas, e os comitês regionais farão o monitoramento do cumprimento do calendário de abertura e das medidas sanitárias e de distanciamento social exigidas pelo programa.
Para otimizar as ações dos comitês locais, o comitê Pro Piauí utilizou a divisão vigente das oito regiões de saúde do estado, nomeando o comitê a partir do nome da cidade polo. A cidade de Bom Jesus será o polo de referência para o monitoramento do processo de abertura responsável dos municípios que integram o território da Chapada das Mangabeiras.
A superintendente de Estudos Econômicos e Sociais, Liége Moura, destacou que alguns municípios realizaram uma abertura prévia da economia e observaram um aumento dos casos de coronavírus. “A intenção destes comitês regionais é criar uma estrutura de monitoramento e fiscalização dos protocolos de abertura, cada setor possui seu respectivo protocolo. Então é importante alinharmos uma abertura responsável, que segue os protocolos, para que a saúde não se torne um ônus, que impeça a atividade econômica, mas um aliado na construção de uma abertura cautelosa até que surja, de fato, uma medicação ou vacina que nos permita voltar a normalidade plena”, disse.
Segundo Jairo Júnior, diretor de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Bom Jesus é o terceiro comitê constituído e a expectativa é tornar o monitoramento do Pro Piauí mais representativo. “Está havendo gradualmente um retorno das atividades e a população precisa ficar atenta aos protocolos, então estes comitês irão qualificar o monitoramento e a tomada de informações que serão levadas aos órgãos deliberativos, mas de forma representativa, com a presença de representantes dos executivos municipais, indicação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, indicação da Sesapi, indicação do setor comercial, representação dos trabalhadores, dos CERETS”, afirmou.
O PRO- Piauí define as estratégias para retomada das atividades econômicas em vários setores, durante o período de pandemia. O programa trata de investimentos em áreas sociais, e também, na economia. O grupo é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a participação de representantes da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária; Associação Piauiense de Municípios (APPM), Prefeitura de Teresina, representantes dos trabalhadores e dos empresários e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI).
Segundo o secretário Antonio Neto, a criação dos comitês regionais é parte integrante do processo de abertura responsável. “Nós queremos permitir a abertura de todas as atividades até setembro, outubro e, para isso, nós precisamos do cumprimento total dos protocolos de abertura e esses comitês regionais serão os braços e os olhos mais próximos da realidade local. Então nosso objetivo é trabalhar em conjunto, num esforço de integração e de articulação. Apesar de não possuir um papel deliberativo, ele agrega e conduz ao governador as informações a respeito da abertura das atividades econômicas e ele, se necessário for, deliberará em conformidade com a necessidade principal, que é não permitir a evolução dessa doença em nosso estado.” Concluiu Antonio Neto.
Os responsáveis pela coordenação do comitê de Bom Jesus serão Anne Piauilino Leopoldo da Sesapi e Edizon Ribeiro, secretário de Saúde de Redenção do Gurguéia.