Seplan realizou o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Território da Serra da Capivara na tarde desta quarta-feira (27), através de vídeo conferência, para a discussão dos impactos da pandemia da Covid-19 na região e como o Estado vem trabalhando para enfrentar as consequências econômicas advindas do necessário isolamento social e consequente fechamento dos estabelecimentos comerciais e feiras dos territórios. Vários órgãos públicos participaram do evento divulgando projetos e ações para o enfrentamento da crise causada pelo Coronavírus.
A superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Rejane Tavares, abriu o evento relatando o apoio voluntário da Fundação Getúlio Vargas num estudo, junto ao governo do estado, para a reabertura de algumas atividades comerciais. “A FGV está ajudando a discutir soluções para as atividades econômicas que mais estão sofrendo com a pandemia e quais são as que, em curto e médio prazo, faz sentido reabrir por terem maior capacidade de retomada econômica nesse cenário, que está sendo colocado pelos estudiosos como o “novo normal”, a nova forma como iremos conviver depois da pandemia e os cuidados que vamos precisar ter por um longo tempo ainda”, disse.
Roberto Oliveira, gerente do Cadastro Único e Bolsa Família da Sasc, explicou como fazer para conseguir a inclusão na tarifa social de energia elétrica, um benefício que dá descontos de 10 a 65% para as pessoas que se encaixam dentro dos critérios do programa. “Quem já está inscrito no Cadastro Único deve fazer atualização. Os participantes devem ter uma renda de até meio salário mínimo per capta e um consumo médio de 220KW para estarem aptos ao desconto. Estamos intensificando o trabalho de busca ativa dessas famílias para que possamos ampliar o desconto nas contas de luz, que pode chegar até 100% do valor, nesse período de pandemia”, explicou.
O Banco do Nordeste também expôs algumas linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para socorrer pequenos e médios empresários para que consigam retomar seus negócios após a reabertura das atividades comerciais. O Emater e a secretaria de Agricultura Familiar relataram todas as ações que estão sendo desenvolvidas no território, inclusive o uso do aplicativo Piauí Delivery, que também está sendo usado para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Além disso, estão sendo confeccionadas cestas com estes produtos para que sejam vendidas através do sistema “drive through”, onde os clientes compram os produtos sem saírem dos seus carros.
O deputado estadual Francisco Limma (PT), presente no evento, levantou as três frentes de trabalho para o enfrentamento da pandemia pelo governo do estado. “Em primeiro lugar trabalhamos na estruturação da rede de saúde, depois, estamos direcionando cuidados especiais com a população mais pobre, mais excluída, e por último, estamos trabalhando para a retomada da economia no pós isolamento social. Temos dados de que na zona rural do Piauí temos mais de 700 mil pessoas abaixo da linha da pobreza. São grandes os desafios pela frente, mas é preciso ter força para enfrentá-los e vencê-los”, concluiu.
Participaram do evento representantes de diversas secretarias e órgãos estaduais e de parceiros, como o Banco do Nordeste, Fetag, Sebrae, lideranças comunitárias, prefeitos, parlamentares e membros do Território da Serra da Capivara.