Nesta quinta-feira (14), a Seplan realiza o Fórum de Desenvolvimento Econômico e Social do Território dos Cocais, através de vídeo conferência, com o objetivo de discutir possibilidades de se manter a atividade econômica frente à pandemia da Covid-19, apesar do isolamento e distanciamento social tão importantes para o controle da transmissão da doença.
Segundo Jairo Júnior, diretor de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, o encontro vai levantar questões muito importantes para o momento que estamos vivendo. “Vamos juntos achar soluções de como manter empregos, gerar oportunidades de trabalho e renda, facilitar o acesso ao crédito, permitir que as empresas acessem recursos para capital de giro e para honrar a folha de pagamento. Vamos apresentar o que os bancos públicos estão propondo e quais as medidas econômicas do governo estadual. Esse é o momento de manter a comunicação para conseguirmos recuperar a economia do Estado neste período de isolamento social”, explicou.
Também será discutida a saída da pandemia, como reerguer a economia para que as pessoas consigam sustentar as suas famílias. “É importante que todos tenham condições de se alimentar, de consumir, de ter acesso aos serviços básicos”, completou Jairo Júnior.
Na ocasião, a secretaria de Desenvolvimento Econômico vai demonstrar o funcionamento da plataforma Piauí Delivery, uma ferramenta muito importante para que as empresas consigam prestar os serviços de entrega de mercadorias e produtos, tendo em vista que o comércio nos municípios está impossibilitado de abrir as suas portas.
O fórum também vai apresentar um calendário de atividades para debate desta pauta em todos os territórios. Foram convidados para o evento, o Banco do Nordeste, o Piauí Fomento, a secretaria de Agricultura Familiar e a Emater. A coordenação é da Seplan junto ao Conselho Territorial dos Cocais.