O diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Jairo Chagas Júnior, fez parte da comitiva do governador Wellington Dias na visita à cidade de São Raimundo Nonato, no Território da Serra da Capivara, que aconteceu de 15 a 17 de janeiro. O objetivo da visita foi o reconhecimento do projeto “ Vila Turística”, que deve ser implantado na região.
O projeto faz parte da estratégia de consolidação da política territorial do estado que busca respeitar as particularidades dos 12 territórios do Piauí, encontrando alternativas para a diminuição das desigualdades regionais e melhoria da qualidade de vida das populações de cada um dos territórios.
Em relação ao Território Serra da Capivara, uma das iniciativas é a implantação do projeto Vila Turística: “Estamos discutindo como dinamizar a economia do Território Serra da Capivara e o turismo é uma atividade prioritária e que agrega muito, tanto no ponto de vista econômico, quanto no social”, disse Jairo Júnior.
Também participaram da vista representantes da empresa KPMG, que vai conceber o projeto: “Ainda não é o projeto de engenharia, mas uma ideia do que seria o conceito de cidade turística, qual o conceito de turismo mais adequado para o território, que envolva a comunidade e que não seja um projeto excludente, mas pelo contrário, que agregue e insira as pessoas no processo e que também traga novas oportunidades de trabalho, renda e dinamização econômica, respeitando as particularidades sócio ambientais locais”, completou Jairo.
De acordo com a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, assim que definido o local, o projeto deve ser apresentado para investidores de todo o mundo, também com o apoio da KPMG. “Estamos fazendo sua composição. Serão iniciados os diálogos com os investidores para que desenvolvam futuros contratos, sejam hotéis, restaurantes, empresas especializadas em resíduos sólidos, dentre outras, que terão interesse em se instalar na Vila Turística da Serra da Capivara, que tem como principal atrativo o Parque Nacional da Serra da Capivara. Começamos o processo de planejamento, onde haverá um plano diretor de turismo, que deve estar pronto em abril, para que, assim, possamos fazer a prospecção de mercado e o chamamento público de investidores”, comentou a superintendente.
O sócio-líder de Governo e Infraestrutura (G&I) – Brasil e América Latina da KPMG, Maurício Endo, está muito animado com o projeto por acreditar na sua viabilidade. “Vamos aguardar a definição do local e verificar se tem os requisitos necessários de desembaraço, condições de espaço para implantação da vila turística. Nosso papel é a análise e diagnóstico da área. Colocar na linguagem do mercado para que os investidores consigam entender o potencial de estar investido na região”, explicou o consultor.
Os prefeitos da região estão otimistas com as mudanças que estão por vir no turismo da região e se colocaram à disposição para contribuir com o Governo do Estado e com os investidores que vierem se instalar nos municípios.