O Piauí foi o 2º estado que mais investiu de janeiro a outubro de 2019, segundo dados levantados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com a Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz-PI), até outubro de 2019 o Estado já havia empenhado cerca de R$ 475 milhões em investimentos, o equivalente a 6% da receita total arrecada no mesmo período.
Os investimentos foram direcionados principalmente para as áreas de transporte e urbanismo, que somadas tiveram investimento no montante de R$ 202 milhões, representando 43% do total investido.
“Os investimentos em 2019 foram possíveis devido à utilização de recursos oriundos de operações de crédito. As operações de crédito (internas e externas) foram responsáveis por financiar aproximadamente 61% do total investido pelo Estado”, afirma o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles.
O estado que mais investiu no mesmo período, segundo o levantamento da STN, foi o Ceará, com 7%. Empatados com o Piauí estão Mato Grosso do Sul, Espirito Santo, Bahia e Rio Grande do Norte. Estados como São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco investiram apenas 3% em 2019. Rio Grande do Sul, Rio de janeiro e Minas Gerais não passaram de 1%.
Segundo o governo do Estado, apesar da utilização de recursos de operações de crédito para financiamento dos investimentos em 2019, a Dívida Consolidada do Estado calculada no 2º quadrimestre de 2019 diminuiu quando comparada ao 2º quadrimestre de 2018. “Isso acontece, pois o Piauí pagou mais dívidas do que captou novos recursos de operações de crédito no período”, destaca o superintende do Tesouro Estadual, Ricjardeson Dias.