Durante a semana, de 9 às 13 de dezembro, a secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) está realizando uma série de oficinas internas sobre a análise dos macroprocessos de planejamento. O trabalho foi desenvolvido pela empresa Macroplan.
Serão trabalhadas todas as superintendências da Seplan, identificando quais são as suas atividades, suas responsabilidades no processo de planejamento e, principalmente, com o processo de desenvolvimento do Estado como um todo. As discussões começaram na terça-feira, com a superintendência de Orçamento e Operações de Crédito; na quarta-feira foi a vez da superintendência de Planejamento Estratégico e Territorial, na quinta-feira participarão as superintendências de Elaboração de Projetos e a de Estudos Econômicos e Sociais; e na sexta-feira será o fechamento das atividades com o processo de monitoramento de todas as ações e todos os indicadores que foram definidos como prioritários durante a elaboração do Plano Plurianual.
A superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Rejane Tavares, explica que as oficinas redefinem o fluxo de atividades e de responsabilidades de cada uma das superintendências da Seplan e fortalecem o sistema de planejamento do Estado como um todo.
“Neste primeiro momento estamos vendo a Seplan, mas também a relação que Seplan vai ter com outras secretarias, como a secretaria de Fazenda, de Governo, de Administração, além dos núcleos setoriais de planejamento que serão criados nas principais secretarias,
como a Saúde, Educação, Segurança e nas áreas de desenvolvimento econômico, o que vai permitir que a gente tenho um processo de monitoramento anual de todas as ações do governo e perceber como essas ações estão contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, diz Rejane.