A Suepro, superintendência de Projetos Estratégicos da Seplan, apresentou, na manhã de hoje (27), os dois primeiros projetos de engenharia e arquitetura a serem compartilhados gratuitamente com os demais órgãos públicos estaduais e municipais. Os projetos foram elaborados de acordo com todas as exigências legais para a captação de recursos do governo federal e outros entes, disponibilizados para construção e reforma.
Segundo o secretário do Planejamento, Antonio Neto, a Suepro foi criada na nova reforma administrativa visando dar um suporte técnico e operacional na execução de obras estratégicas para o Estado. “Os órgãos estaduais normalmente não possuem estrutura adequada para a elaboração de projetos e a Seplan está fazendo a suplementação dessas estruturas, o que dará mais resultados efetivos, tanto na elaboração, quanto na execução de obras”, explicou.
O secretário ressaltou que, hoje, se perde a capacidade de captar recursos do governo Federal porque não são apresentados projetos adequados, no formato estabelecido pelas normas e sistemas em vigor. “Com essa metodologia utilizada pela Suepro, com uma equipe formada de especialistas na área, engenheiros e arquitetos, podemos dar esse suporte”, afirmou.
Vários órgãos estão precisando viabilizar projetos para reformas e adaptações ou mudanças estruturais, mas não possuem recursos para a contratação desses serviços. “Podemos ganhar por dois lados, pela eficiência, com uma maior resolutividade e pelo custo, com uma equipe do próprio governo, através da Seplan, oferecendo gratuitamente para as prefeituras e demais órgãos estaduais esse elemento de suporte. Estamos apostando nesse trabalho que já começou a dar resultado em 2019 e que será consolidado em 2020 e teremos uma carteira de projetos que serão disponibilizados sem custos”, disse Antonio Neto.
Dois projetos já estão prontos e disponíveis, um de quadra poliesportiva e o outro, de um campo de futebol completo, que são uma demanda muito grande dos municípios e das comunidades. Os dois projetos dão suporte para educação, atividade esportiva e de lazer.
Todos os projetos vão ficar disponíveis na Seplan, basta que sejam solicitados pelos órgãos estaduais e prefeituras municipais. A Seplan ainda também pode fazer o monitoramento da execução das obras, também, sem nenhum custo.