O diretor de Preparação para Execução de Projetos da Seplan, Gilberto Gomes, acompanhou o governador Wellington Dias em visita de monitoramento para avaliar o andamento das obras de duplicação da BR-343, em Teresina, nesta segunda-feira (25). O objetivo é garantir, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e órgãos responsáveis pela obra, os recursos para a finalização dos serviços.
Os serviços de duplicação em 9,67 quilômetros da rodovia avançam e já têm executados 42% dos serviços necessários e acordados no contrato inicial da obra. A duplicação da via deve melhorar de forma significativa o trânsito da BR-343, na saída de Teresina para o norte do estado. De acordo com a Gerência de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem, serão investidos na duplicação da via cerca de R$ 39 milhões.
A duplicação da BR 343 inicia na rotatória da Avenida João XXIII, em frente à Rodoviária Popular, e segue até dois quilômetros depois do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para as duplicações das BRs 343 e 316, serão investidos R$ 105 milhões nas obras, sendo R$ 66 milhões para a BR-316 e R$ 39 milhões para a BR-343. O financiamento é do BNDES, com contrapartida do Governo do Estado.
De acordo com Gilberto Gomes, o objetivo da SEPLAN é fazer o acompanhamento constante da obra. “O objetivo desse monitoramento é fazer com que as obras sejam realmente entregues a população, de acordo com o cronograma previsto, e com a qualidade estabelecida nas especificações técnicas. Então a SEPLAN, em apoio ao órgão executor, que é o DER, com toda sua equipe, e técnicos da construtora, faz a verificação in loco. Nossa intenção é identificar pontos que possam comprometer a execução da obra, e juntos, SEPLAN, DER, construtora, supervisora, procurar soluções para que a obra possa ser concluída em conformidade com o cronograma estabelecido.
Antonio Neto, secretário do Planejamento, ressalta a importância da realização das visitas de monitoramento para dar celeridade às obras, “É uma nova estratégia que dará um andamento mais rápido à obra, além de prevenir e evitar problemas que frequentemente ocorrem em construções de grande porte, como a execução do cronograma e as questões relacionadas ao próprio projeto executivo”, disse o secretário.