A primeira agenda do Consórcio do Nordeste em Berlim, nesta quinta-feira (21), foi uma reunião na Casa da Economia da Alemanha. O encontro foi aberto pelo Embaixador do Brasil na Alemanha, S.E. Jaguaribe, que destacou o potencial do Brasil e da Região Nordeste para investimentos de empresas alemãs.
O Brasil apresentou as possibilidades de investimentos através de Parcerias Público Privadas (PPP) na áreas de saneamento básico, transporte urbano, entre outros. Em PPP na área de saneamento, o Nordeste soma R$ 27 bilhões de investimentos em editais abertos nos nove Estados, com contratos previstos para 30 anos com empresas privadas.
A mineração tem sido outra oportunidade apresentada pelo Brasil com possibilidade de exploração de ferro, níquel e calcário, destacando a necessidade da utilização de tecnologias que minimizem os impactos ambientais e trabalhem mecanismos para recuperar e compensar o meio ambiente.
A segurança pública foi apresentada como uma possibilidade de mercado para prestação de serviços com aquisição de tecnologia de inteligência e monitoramento.
O presidente do Consórcio, Governador Rui Costa, da Bahia, encerrou sua fala destacando que o nordeste é uma região com grandes desafios, porém estes se transformam em oportunidades de investimentos, que devem atrair empresas alemães.
A comitiva de governadores foi questionada pelos alemães sobre a estrutura de distribuição de energia, como fator importante para universalizar o acesso e não apenas o foco na geração de energia.
Segundo a superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Rejane Tavares, outro importante destaque foi a preocupação dos alemães com os aspectos da economia circular. “Neste ponto, o governador Wellington Dias ressaltou a importância de fechar acordo com a Alemanha na área de gestão dos resíduos sólidos, reuso da água entre outros projetos que tenham também a marca da conservação e da preservação ambiental”, relatou a superintendente.
A maioria das empresas presentes destacou o interesse em parcerias na área de transportes urbanos, com possibilidade de investimentos em ferrovias e VLT. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou a PPP em nível federal, para investimentos em transportes ferroviários urbanos e o governador Rui Costa lembrou que em janeiro de 2020, o Consórcio fará um workshop sobre os novos leilões para PPP e concessões na área de transporte urbano, envolvendo os nove estados do nordeste.