A delegação do Consórcio Nordeste está em Roma nesta quarta-feira (20). Os trabalhos na Itália iniciaram com reuniões institucionais com o Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, com a vice-ministra Marina Sereni e a participação de todos os governadores nordestinos. No encontro foram apresentadas as estratégias e principais projetos que serão desenvolvidos pelos nove estados e contou com a presença do presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola -FIDA e dos diretores setoriais.
Segundo a superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Rejane Tavares, a proposta já teve uma primeira análise técnica. “Essa análise foi muito bem aceita e bastante elogiada, e aqui o governador reforça o compromisso da importância desse projeto para o desenvolvimento do semiárido do Piauí e para o desenvolvimento, também, da preservação dos recursos hídricos”, disse.
Esse novo projeto prevê a construção de barraginhas ao longo do rio Piauí, o processo de recuperação das matas ciliares e a introdução de projetos de irrigação, beneficiando os agricultores familiares de toda a região do semiárido. “É um projeto de geração de renda que terá um impacto na renda dos produtores e nos trabalhadores de todo o semiárido”, explicou Rejane.
A superintendente disse ainda que todos os projetos que estão sendo direcionados e negociados na Europa precisam ter aspectos do desenvolvimento sustentável, da preservação, da recuperação ambiental e do compromisso com a manutenção da floresta e dos recursos naturais do Piauí. “Um outro aspecto muito importante é que esse projeto é uma parceria. Ele visa ter o apoio do FIDA e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que também vai colocar recursos nessa iniciativa. Ele está sendo considerado um dos melhores projetos já apresentados pelo estado do Piauí aos organismos internacionais e muito bem aceito por todos” reforçou a superintendente.
Dentro da programação do dia, o governador Wellington Dias participou ainda de uma reunião para apresentação de projetos, com a diretoria especial do FIDA, onde houve uma troca de cartas de intenção.