INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Consórcio Nordeste busca investimentos na AFD
19/11/2019 - 09:34  
  
Twitter 
Google+ 


Foto_19112019_091126

Na manhã dessa terça-feira, segundo dia da missão à Comunidade Europeia, a comitiva do Consórcio do Nordeste encontrou representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na ocasião, o Piauí fechou acordo de investimentos em ações alinhadas com processos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e que permitem a construção de consciência de preservação e respeito ao ser humano e a natureza.

A AFD colocou sua agência no Brasil à disposição dos Estados do Nordeste, trabalhando a partir de suas necessidades e limitações, de modo a encontrar saídas para apoiar os Estados dentro das especificidades de cada um.

O governador Wellington Dias destacou, na sede da AFD, que o Piauí reforça as preocupações com as mudanças climáticas e destacou os princípios da agência francesa de valorização dos ativos florestais, recuperação das matas ciliares e das áreas degradadas são consonantes com as perspectivas do Piauí. “É fundamental a valorização da produção da Agricultura Familiar com investimentos na produção sustentável e na recuperação ambiental”, afirmou o governador.

Foto_19112019_091126

Para ele, este acordo com a AFD é uma oportunidade de construção de um novo modelo de desenvolvimento que considera a diversificação da produção e a recuperação ambiental como temas centrais das ações à serem implementadas.

A Seplan encontra-se em negociação com a AFD para que este projeto seja implantado o mais rápido possível. Neste encontro na França, o Governador Wellington Dias assinou o protocolo de intenções para o acordo com o Estado do Piauí

A AFD é uma agência que atua dentro dos limites da sustentabilidade e busca apoiar os Estados com financiamentos inovadores, de modo que não os levem a um endividamento, mas à formatação de saídas para os problemas sociais e ambientais, contribuindo na elaboração de um roteiro de desenvolvimento que sirva de exemplo para outras regiões, como a África.


Protocolo de Intenções

Para marcar a parceria estratégica França Brasil, os Governadores do Nordeste estão realizando visitas de trabalho à França, onde estão sendo divulgadas as perspectivas de investimento na Região, e a promoção das parcerias público privadas (PPPs) que possam interessar às empresas francesas, além de apresentadas as políticas regionais em prol do desenvolvimento sustentável dos seus territórios, do combate às mudanças climáticas, incluindo a adaptação, a preservação dos recursos hídricos, o tratamento dos resíduos sólidos, e o desenvolvimento das novas fontes de energia e energias renováveis.

Para tanto, foi assinado um protocolo de intenções com Agence Française de Développement - AFD, com o objetivo de aumentar os seus financiamentos na Região, com o setor público e o setor privado, com os estados, os municípios, as empresas públicas e os bancos de desenvolvimento.

Para fortalecer a cooperação científica e universitária, terá prioridade a consolidação da Rede Franco-brasileira para o Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN), da qual participam as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados do Nordeste, universidades, municípios, a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o CIRAD, o IRD e a AFD. A Rede tem como objetivo identificar e implementar projetos de desenvolvimento e de pesquisa-desenvolvimento nas seguintes temáticas: acompanhamento climático, modelos de desenvolvimento, saúde, gestão dos territórios rurais semiáridos, conservação dos recursos naturais, entre outros;

As cooperações diretas entre governos locais franceses (municípios, departamentos, regiões) e os municípios e estados do Nordeste serão incentivadas, com a ampliação do conceito de Cidades Irmãs entre os diversos municípios dos dois países.

 


SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.