O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) será responsável por gerir documentos e processos administrativos de toda a administração pública estadual. O SEI permitirá o processamento administrativo de forma eletrônica, reduzindo custos e utilização de papel, além de agilizar, de forma substancial, a comunicação e o processamento, facilitando o controle e rastreamento dos processos.
O objetivo do SEI é zerar a utilização de papel, pois a partir da implementação e do fim dos treinamentos, os processos deverão ser 100% digitais e isso vai proporcionar uma agilidade maior na tramitação. Outra grande vantagem é que o sistema permite que o usuário, de qualquer lugar, pesquise um determinado assunto que se encontra no processo.
O presidente da comissão de implantação do sistema SEI na Seplan, Gilson Leopoldo Feitosa, destaca a importância do SEI para a transparência dos atos públicos. “O SEI é, sobretudo, uma ferramenta de transparência para administração pública. Qualquer usuário, de qualquer lugar do mundo, que quiser pesquisar um processo, desde que este não tenha uma classificação de restrição, poderá ter acesso. O SEI é um avanço e com certeza trará muitos benefícios aos servidores da Seplan e da sociedade como um todo”.
A primeira parte do treinamento do sistema é feito a distância. Os servidores que iniciaram a capacitação online têm até 30 dias para concluir o treinamento. O próximo passo é o treinamento presencial, onde os servidores conhecerão a ferramenta na prática e começarão a criar processos e tramitá-los em ambiente de testes.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico