A secretaria de Estado do Planejamento está desenvolvendo junto a seus funcionários o projeto “Cuidar de Si e Cuidar do Outro”. O projeto, que está sendo coordenado pelas estudantes de psicologia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí (Faespi), Norma Chaves e Teresa Neuma Carvalho, tem como objetivo facilitar o processo de adaptação pelo qual passa o órgão, melhorando a qualidade de trabalho e de vida dos servidores.
“A psicologia organizacional se preocupa com as pessoas na organização, então a proposta é fazer com que as pessoas despertem para o cuidado de si, com a sua mente, com o seu corpo e com o seu espirito, para que possam se sentir bem no seu dia a dia e na sua rotina”, explica Norma.
Devido ao processo de incorporação iniciado em abril, com a extinção da Fundação Cepro, a Seplan teve somado ao seu quadro de funcionários os antigos servidores da Cepro que tiveram inclusive que ser realocadas nas salas onde já funcionavam setores da Seplan.
“Estamos nesse momento essa adaptação para aqueles que chegam e para aqueles que já estavam na casa. Estamos trabalhando essa acolhida, essa integração e interação com as pessoas, que é um momento difícil de mudança, mas que, com certeza, vamos realizar um bom trabalho”, diz Norma.
O trabalho terá a duração de dois meses: “Estamos indo nas salas, em cada setor, falando com as pessoas, propondo uma rotina diferenciada desse cuidado e propomos também algumas formas de os servidores olharem para si. Tentarem meditar, saborear os momentos, procurarem que as relações pessoais e a rotina de trabalho sejam agradável, e o trabalho seja realmente um ponto de realização pessoal”, diz Norma.