INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
PPA será entregue aos deputados na Alepi nesta quinta-feira
29/10/2019 - 11:08  
  
Twitter 
Google+ 
Execução do PPA tem início em janeiro de 2020

Execução do PPA tem início em janeiro de 2020

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, e o secretário de Governo, Osmar Júnior, entregam nesta quinta-feira (31), o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 na Assembleia Legislativa do Piauí para validação e execução a partir de janeiro de 2020. O documento foi elaborado pela Seplan e será a base para o orçamento do Estado. Nele são estabelecidas as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas pelos gestores por um período de quatro anos.

O PPA 2020-2023 tem como desafios elevar a expectativa de vida dos piauienses, elevar a escolaridade e a qualidade da educação, dinamizar a economia do estado, reduzir a pobreza e todas as formas de desigualdades, promover o desenvolvimento sustentável, promover a gestão pública eficiente e participativa, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até 2023, aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e trabalhar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

O documento foi elaborado a partir de uma metodologia de gestão por resultados que permitirá ao Estado acompanhar o andamento de todas as ações propostas. Entre as ferramentas está o sistema de monitoramento exclusivo para avaliação, que possibilita a todos órgãos acompanhar cada uma das ações propostas, obtendo informações como os prazos de execução e o que os resultados as ações devem gerar em impacto de qualidade de vida e de melhoria das condições de crescimento e desenvolvimento do Estado.

Outro diferencial do novo PPA é que a elaboração do documento contou com a participação de representantes de conselhos territoriais e da sociedade civil dos 12 territórios de desenvolvimento sustentável. Foram realizadas plenárias nos 12 territórios de desenvolvimento e ainda um grande encontro em Teresina, que reuniu 970 conselheiros territoriais, definindo as prioridades para cada um dos territórios.

Segundo Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Participativo e Territorial da Seplan, o processo de planejamento do novo PPA dialoga diretamente com o orçamento a as disponibilidades de recurso para a execução das ações. “O governo do Estado, a partir do PPA e do orçamento anual poderá construir, junto com os seus gestores, contratos de gestão que permitam o acompanhamento do que cada órgão está executando dentro do que foi planejado para os próximos quatro anos”, relatou.

A principal meta do PPA 2020-23 é preparar o Piauí de hoje para um futuro sustentável, considerando as questões sociais, ambientais e econômicas de uma forma equilibrada e gerando o bem estar e qualidade de vida para toda a população.

 

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.