Na próxima quinta-feira, dia 31, a secretaria de Estado do Planejamento entrega o PPA, Plano Plurianual 2020-23, para a Assembleia Legislativa do Piauí. O novo PPA foi construído com o objetivo de fazer o Estado atingir o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) até 2023, com um processo que contempla ações nas áreas de inclusão social, distribuição de renda, geração de trabalho, educação de qualidade, erradicação do analfabetismo, segurança, infraestrutura social e produtiva, meio ambiente, além de ações na área de saúde que melhoram todos os serviços de saúde oferecidos à população.
O documento foi elaborado a partir de uma metodologia de gestão por resultados que permite ao Estado acompanhar o andamento de todas as ações propostas. Uma das novidades apresentadas no novo PPA é um sistema de monitoramento exclusivo para avaliação, que possibilita que todos os órgãos possam acompanhar cada uma das ações propostas, sabendo os prazos de execução e que resultados as ações devem gerar em impacto de qualidade de vida e de melhoria das condições de crescimento e desenvolvimento do Estado.
Segundo Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Participativo e Territorial da Seplan, o processo de planejamento do novo PPA dialoga diretamente com o orçamento a as disponibilidades de recurso para a execução das ações. “O governo do Estado, a partir do PPA e do orçamento anual poderá construir, junto com os seus gestores, contratos de gestão que permitam o acompanhamento do que cada órgão está executando dentro do que foi planejado para os próximos quatro anos”, relatou.
A principal meta do PPA 2020-23 é preparar o Piauí de hoje para um futuro sustentável, considerando as questões sociais, ambientais e econômicas de uma forma equilibrada e gerando o bem estar e qualidade de vida para toda a população.