Técnicos da superintendência de Projetos da secretaria de Estado do Planejamento ministraram hoje, 21, na Escola Fazendária, capacitação voltada aos servidores da secretaria de Segurança Pública para elaboração de projetos para captação de recursos públicos através de convênios federais e estaduais, execução e prestação de contas, através da Plataforma Mais Brasil.
A capacitação em projetos, elaboração, execução e prestação de contas é uma parceria da secretaria de Segurança Pública e a secretaria do Planejamento, voltada para o treinamento de profissionais da polícia civil, polícia militar e bombeiros militares para a elaboração e captação de recursos de fontes externas e internas.
O diretor de Parcerias da Seplan, Marcos Guilherme, observou a importância da capacitação, "a rede Siconv hoje faz parte da plataforma + Brasil, que é um agrupamento de vários sistemas de transferência de recursos, e essa capacitação voltada para os servidores da secretaria de Segurança Pública vai permitir o preenchimento, a elaboração e o acompanhamento das propostas de captação de recursos oriundos de convênios, e tudo isso em uma plataforma altamente transparente, que permite até baixar notas fiscais, acompanhar contratos entre outros recursos. A nossa expectativa é que os servidores aqui capacitados possam levar os conhecimentos adquiridos a outros servidores”.
A Plataforma +Brasil foi criada este ano através de decreto presidencial e a estimativa é que a plataforma reunirá dados de 29 modalidades de transferências da União, totalizando cerca de R$ 380 bilhões. A plataforma começou a funcionar com dados das transferências voluntárias da União, por meio de informações do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O montante repassado pela União para a realização de convênios e contratos de repasse movimentam aproximadamente R$ 9,8 bilhões ao ano. As informações e convênios abertos podem ser monitorados através do Banco de Oportunidades, uma iniciativa da Seplan.
O delegado e diretor de Planejamento da secretaria de Segurança Pública, Riedel Batista, destaca a necessidade de capacitar servidores da segurança pública estadual para captar recursos importantes para investimentos no estado, “essa capacitação tem por objetivo proporcionar aos profissionais novas aptidões e a expertise necessária para o processo de elaboração de projetos, de captação de recursos públicos e de utilização desses investimentos de forma mais eficiente, além de contribuir na melhoria da segurança pública do nosso estado”.
Participante do evento, o delegado Emir Maia Martins, atual corregedor geral de polícia civil, destaca a importância de se voltar para a elaboração de projetos e aquisição de recursos “ resolvi participar da capacitação porque vejo a necessidade de se criar uma gerência para o desenvolvimento de projetos na polícia civil, por isso acolhemos bem o convite feito pela secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, nesse treinamento para capacitar profissionais na elaboração e desenvolvimento de projetos, e nosso objetivo é sair daqui treinados e com um conhecimento mais aprofundado”.