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Processo eletrônico extinguirá uso de papel na SEPLAN
10/10/2019 - 11:51  
  
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A partir do decreto nº 18.142/2019 de 28 de fevereiro, o Governo do Estado do Piauí instituiu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como o responsável por gerir documentos e processos administrativos de toda a administração pública estadual. O SEI permitirá, através de tecnologia, o processamento administrativo de forma eletrônica, reduzindo custos e utilização de papel, além de agilizar, de forma substancial, a comunicação e o processamento, facilitando o controle e rastreamento dos processos.

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O presidente da comissão de implantação do sistema SEI na Seplan, Gilson Leopoldo Feitosa, destaca que o processo eletrônico trará grandes benefícios para a secretaria. “O objetivo final do SEI é zerar a utilização de papel na nossa instituição, pois a partir da implementação e do fim dos treinamentos, os processos deverão ser 100% digitais e isso vai proporcionar uma agilidade maior na tramitação. Outra grande vantagem é que o SEI permite que o usuário, de qualquer parte do mundo, pesquise um determinado assunto, que se encontra no processo, não tendo que sair folheando todo o conteúdo a procura, perdendo um tempo precioso durante a busca.

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Gilson também destaca a importância do SEI para a transparência dos atos públicos, “o SEI é sobretudo, uma ferramenta de transparência para administração pública. Qualquer usuário, seja de onde for, que quiser pesquisar um processo, desde que este não tenha uma classificação de restrição, poderá ter acesso. O SEI é um avanço e com certeza trará muitos benefícios aos servidores da Seplan e da sociedade como um todo”.

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A primeira parte do treinamento do sistema é feito a distância. Os servidores que iniciaram a capacitação online têm até 30 dias para concluir o treinamento. O próximo passo é o treinamento presencial, onde os servidores conhecerão a ferramenta na prática e começarão a criar processos e tramitá-los em ambiente de testes.


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O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico

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