O governador Wellington Dias visitou, nesta terça-feira (10), as obras de duplicação das BRs 316 e 343, que foram retomadas no fim de agosto pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), órgão responsável pelos serviços. As ações compreendem a adequação, duplicação, melhoramento e restauração das duas rodovias.
A BR 316 será duplicada em 8,4 km de extensão. Terá quatro viadutos, duas faixas de 7,2m, acostamento e faixa de segurança. A via central terá duas faixas de tráfego em cada sentido. As pistas marginais terão duas vias, ciclovia de três metros e calçadas de dois. Também serão feitas duas passagens de desnível e duas passarelas para pedestres. Já, a duplicação da BR 343 possui 9,67 quilômetros e começa no final da Avenida João XXIII (em frente à estação rodoviária) e vai até 2 km após o posto da Polícia Rodoviária Federal, em direção ao município de Altos.
Ao todo, serão investidos nas obras R$105 milhões, sendo R$ 66 mi para a 316 e R$ 39 mi para a 343. O financiamento é do BNDES, com contrapartida do Governo do Estado. “Do ponto de vista urbano, estas são as mais importantes obras de Teresina. Elas se integram a um conjunto de investimentos que estamos fazendo, tais como o elevado da Miguel Rosa, rodoanel, pontes e obras da prefeitura, que trabalhou na melhoria do sistema de transportes. O objetivo é ofertar mais conforto tanto para quem mora na cidade quanto para quem é de outros estados e precisa ter uma relação com Teresina. Na área de mobilidade urbana nós faremos o maior programa de investimentos, com recursos em torno de R$1 bi, que trará forte desenvolvimento para todas as regiões do Piauí”, afirmou o governador.
A previsão é que a BR 316 seja concluída em 18 meses e a 343 em 8 meses. “Na 316, a lateral da direita já está toda desmatada e neste ano vamos construir as laterais, liberando o meio para poder facilitar o tráfego de veículos. São obras de mobilidade com um grande impacto, que desafogarão as saídas da nossa cidade, principalmente para a zona sul que é bastante populosa. Como toda obra, estas trazem alguns transtornos no trânsito, mas quando finalizadas trarão benefícios e acabarão com os engarrafamentos”, pontuou o diretor do DER, Castro Neto.
Para dar celeridade às obras, a Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) criou a Superintendência de Projetos Estratégicos, que faz o monitoramento semanal nas BRs. “É um grupo de trabalho composto por técnicos e engenheiros. Toda quarta-feira eles comparecem às obras, fazem uma avaliação junto aos que estão conduzindo-as para saber quais são os gargalos, os pontos críticos e os que podem ser resolvidos com facilidade. É uma nova estratégia que dará um andamento célere à obra e evitará problemas que frequentemente ocorrem em obras de grande porte, tais como na execução do cronograma e questões relacionadas ao próprio projeto executivo”, contou o secretário do Planejamento, Antônio Neto.
Antonio Neto diz ainda que esta metodologia de trabalho, que está sendo adotada pela SEPLAN, através da Superintendência de Projetos, que tem como Superintendente Nuno Bernardes, já vem sendo utilizada com muito êxito em outros estados, como o Ceará e Pernambuco: “Com isso imaginamos que adotando essa metodologia, vamos dar uma celeridade a obra, ter uma capacidade de resolução imediata dos problemas e, além disso, vamos tendo condição de avaliar a execução do cronograma, para que, ao final de cada etapa, a gente vá adotando medidas para as etapas seguintes”, completa Antonio Neto.
O secretário do Planejamento, Antonio Neto, reforça a importância do monitoramento sistemáticos das obras para garantir o cumprimento do cronograma: “ o monitoramento feito pela superintendência de projetos da SEPLAN em parceria com o DER, tanto da BR 343 quanto da BR 316 é muito muito importante, porque a visita técnica semanal vai detectando os problemas, os possíveis pontos de interlocução de uma obra de grande porte como essa, e já vai apontando as saídas e as soluções. Sejam as soluções de ordem técnicas, que são adotadas pela área técnica, engenheiros e condutores da obra, sejam soluções de ordem administrativa, que vão para uma alçada maior, para secretarias de estado, até chegar ao governador nos casos mais complicados”, explica o secretário.
O comerciante João Macêdo tem acompanhado o andamento das obras e acredita que as BRs duplicadas desafogarão o trânsito. Ele reside no bairro Santa Clara, região beneficiada com a duplicação. “Na BR 316 passam mais de 300 mil veículos, o fluxo é forte e a estrada tem entroncamento com outras regiões, como o Maranhão e Ceará. Nos horários de pico fica muito engarrafado, mas com a duplicação tanto da 316 quanto da 343 esse problema acabará”, disse o morador.