O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, participou de reunião com representantes da empresa Grande Moinho Cearense, que apresentaram ao governador Wellington Dias (PT) e ao secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Igor Néri, planos para a implantação de uma indústria no Piauí que produzirá farinha de trigo.
O representante do Grande Moinho Cearense, Cláudio Fontenelle, aposta que a base industrial gerará cerca de 400 empregos diretos e indiretos. “Inicialmente seria uma indústria que atuaria apenas com o beneficiamento do trigo e empacotamento, mas decidimos construir o moinho aqui. Será uma produção de farinha de trigo local para atender toda a indústria de panificação do Piauí e Maranhão, com expectativa de expandir para outros Estados”, pontuou.
O município de Teresina fez a doação do terreno no Polo Empresarial Sul, onde a indústria será instalada. São cerca de 11.200 m², área que já possui infraestrutura adequada para a instalação da base. O serviço de terraplanagem já teve início e a previsão é de que a obra seja concluída até maio de 2020.
Igor Néri destacou que a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) tem buscado parcerias para a instalação de indústrias no Estado.
“Estamos trabalhando na implantação da indústria há cerca de três anos, quando a empresa nos procurou com a proposta. A SDE tem facilitado toda e qualquer parte de instalação, construção, inclusive a parte de incentivos fiscais. Também trabalhamos uma integração entre as várias entidades do governo e estamos buscando uma parceria com o Sistema S e com a FIEPI. Tentaremos fazer uma espécie de centro de convivência no polo empresarial, onde haverá qualificação profissional”, explicou o secretário.
O Grande Moinho Cearense é uma empresa brasileira que atua no mercado de moagem de trigo em Fortaleza. A principal marca da empresa é a "Farinha Dona Maria