Ações serão apresentadas na rodada de negociação com as setoriais de governo que acontecerá de 17 a 19 de setembro, em Teresina.
O Conselho Territorial do Vale do Rio Itaim realizou, sábado (31), no município de Jaicós, a sua plenária territorial ordinária para definir quais ações são consideradas prioritárias para o território e devem entrar para o Plano Plurianual (PPA) 2020-23. O PPA está sendo elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) em parceria com a Macroplan.
A gerente de Projetos Estratégicos da Seplan, Cícera Andrade, avalia que a plenária em Jaicós foi bastante positiva: “Foi uma plenária bastante participativa onde discutimos as prioridades do território que serão trabalhadas na rodada de negociação, que acontece em Teresina, no período de 17 a 19 de setembro, para integrar o Plano Plurianual”, diz Cícera Andrade. Para o evento já foram confirmadas muitas presenças dos representantes do Conselho Territorial do Vale do Rio Itaim, tanto do poder público quanto da sociedade civil.
Durante a plenária também foi apresentada a nova agente territorial do Vale do Rio Itaim: “Na oportunidade da plenária territorial nós apresentamos a agente territorial Maria dos Ramos, que fará todo o processo de articulação junto ao Conselho Territorial e, mais especificamente, com a Seplan, no sentido de estreitamos os laços e conseguirmos de fato, efetivarmos as políticas propostas pelo território com o apoio das setoriais do Governo do Estado do Piauí”, completa Cícera.
Joelma Gomes Veloso, representante da sociedade civil no Conselho Territorial, destaca a importância da participação de representantes de todos os 16 municípios que fazem parte do território do Vale do Rio Itaim nas deliberações: “Tiramos as prioridades para levar para a assembleia do PPA. Como somos 16 municípios, sentimos falta de representações de alguns, mas a plenária foi bem participativa e bem discutida para tiramos essas ações. A importância é que a gente precisa definir as nossas prioridades e não deixar que elas fiquem também só no papel”, diz Joelma.