O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, participou hoje, 29, juntamente com o secretário de Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires, de reunião com técnicos da missão do FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola). O encontro, também contou com a participação da superintendente de orçamento e operações externas da SEPLAN, Edilene Facundes e do superintendente de Desenvolvimento Rural e coordenador do projeto Viva o Semiárido (PVSA) no Piauí, Francisco das Chagas Ribeiro. Foi discutida a ampliação do investimento nas regiões já beneficiadas, tendo em vista os progressos que estão sendo feitos na região do semiárido piauiense.
Para Edilene Facundes, é importante ampliar a iniciativa. “Foi apresentada uma avaliação do resultado das ações que foram implementadas até o presente momento, onde se observou que aconteceram importantes avanços na região que foi beneficiada, tanto na qualidade de vida das pessoas, como na produção das famílias. Chegou-se ao entendimento que é preciso dar continuidade a esse projeto, através de novos aportes de recursos, não somente para as regiões que já estão sendo atendidas, mas para outros territórios, pois o Viva o Semiárido tem sido uma experiência muito boa, está realmente mudando a vida das comunidades."
O projeto Viva o Semiárido é um esforço do governo do Estado do Piauí, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), para reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações com maior nível de carência social e econômica no meio rural do Semiárido Piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes, da geração de renda e do fortalecimento organizacional das famílias rurais.
O projeto engloba 89 municípios e cinco Territórios de Desenvolvimento. Tem uma atuação focada nos municípios com maior índice de pobreza no estado e trabalha com arranjos produtivos, como apicultura, fruticultura, cajucultura, mandiocultura, além de também prover outras ações de capacitação e fortalecimento das organizações e associações e cooperativas.
Cinco territórios do Piauí são beneficiados pelo projeto: Vale do Sambito (15 municípios), Vale do Rio Guaribas (39), Vale do Rio Canindé (17), Serra da Capivara (18) e Chapada Vale do Rio Itaim (16).
Crédito: http://portalsemear.org.br/fida/projeto-viva-o-semiarido/ foto de capa e Ascom Seaf