Produtores da Agricultura Familiar do Territórios dos Carnaubais, estiveram nesta quinta-feira (29), no município de Sigefredo Pacheco, onde participaram de reunião para a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. A adesão se dará por meio da implantação do Sistema de Inspeção Sanitária dos produtos de origem animal e vegetal municipal com abordagem territorial. Na quinta-feira (29) a tratativa para adesão dos agricultores familiares foi concluída nos 16 municípios do território de Carnaubais.
Durante a reunião também foram realizados ajustes sobre a entrega de kits de irrigação: “Discutimos o objetivo e a finalidade, e ficou acertado que esses kits serão para a produção de alimentos para serem comercializados, preferencialmente para o PNAE”, diz o Agente de Desenvolvimento Territorial, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gessivaldo Gama.
A implantação do Sistema de Inspeção é uma ação do território em parceria com o EMATER, Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), ANVISA, ADAPI e prefeituras do Território do Carnaubais.
O sistema de Inspeção deve funcionar na forma de cooperação técnica para ser celebrado entre os órgãos do governo do estado com inspeção, no caso a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e Vigilância Sanitária Estadual, e as 16 prefeituras municipais. “O termo de cooperação é uma forma de beneficiar todo o território, já que, de forma individual, nenhum dos municípios teria condição de implantar seu sistema de inspeção de forma funcional, devido às condições financeiras, escassez de recursos humanos e materiais”, explica Gessivaldo
Participaram do evento em Sigefredo Pacheco representantes das secretarias de Educação e de Agricultura do município, Emater e trabalhadores rurais da agricultura familiar.
Gessivaldo acrescenta que, encerrada esta etapa de adesão, os trabalhos dos agentes junto aos territórios passa para uma segunda etapa: “ A próxima etapa vai ser a construção dos abatedouros regionalizados. Nós vamos defender no Plano Plurianual 2020-23 e no orçamento 2020, a construção de oito abatedouros regionalizados, para animais de pequeno e grande porte, para que possa atender os 16 municípios”, completa.