INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan participa de Assembleia do Consórcio do Nordeste
22/08/2019 - 12:18  
  
Twitter 
Google+ 

O secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, participou nesta quarta-feira (21), da Assembleia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. A reunião teve início às 14h50, no Blue Tree Hotel, em Teresina, e reuniu sete dos nove governadores da região, além de dois vice-governadores. O encontro tem por objetivo avançar na construção de um plano comum de desenvolvimento para a região, abrangendo todas as áreas inerentes à administração pública. 

Foto_22082019_120852

O governador Wellington Dias abriu o evento, enaltecendo a importância dessa discussão, que fortalece pautas de interesse do Piauí. “Existem particularidades em cada estado, mas se olharmos as pautas prioritárias do Nordeste, veremos as grandes pautas do Piauí. Trabalhar isoladamente é positivo, mas coletivamente tem efeito muito maior”, explicou Dias. 

Foto_22082019_120848

O Consórcio Nordeste se prepara para uma agenda internacional no mês de novembro, quando deve manter encontros institucionais e empresariais, em quatro países da Europa (Alemanha, França, Itália e Espanha). A idéia é apresentar uma região composta por 55 milhões de consumidores, que guarda grandes oportunidades de negócios. Será elaborado um projeto com interesses coletivos e individuais de cada estado, afim de buscar investimentos em áreas como conectividade, saúde, educação, saneamento, infraestrutura, turismo e meio-ambiente.

Foto_22082019_120834

“Na segunda quinzena de novembro, nos apresentaremos juntos a investidores europeus que desejem olhar oportunidades de negócios aqui. Estaremos nos reunindo com as embaixadas respectivas, entregando portifólios das áreas de interesse e aguardando encontros institucional e empresarial”, adiantou o presidente do Consórcio e governador da Bahia, Rui Costa.

Estiveram presentes na assembleia os governadores Wellington Dias (Piauí); Rui Costa (Bahia); Flávio Dino (Maranhão); Camilo Santana (Ceará); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Belivaldo Chagas Silva (Sergipe); João Azevedo (Paraíba), bem como Luciano Barbosa (vice-governador de Alagoas); Luciana Santos (vice-governadora de Pernambuco); Regina Sousa (vice-governadora do Piauí). Participaram da abertura dos trabalhos o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho; Deolindo Moura, representando a Câmara de Vereadores de Teresina; desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí. 

Foto_22082019_120814

Ao final da reunião os governadores nordestinos divulgaram a Carta de Teresina, um conjunto com seis medidas prioritárias acordadas com o objetivo de cooperação e valorização dos projetos integradores entre os estados da região.

Entre as principais medidas formalizadas pelo grupo estão a assinatura do “Contrato de Programa”, que deve possibilitar o compartilhamento, entre os estados, de equipamentos e insumos obtidos através das compras coletivas; acelerar o caminho das compras públicas coletivas até o final do mês de agosto e a organização de um documento unificado e detalhado de uma reforma tributária para o Brasil.

Para o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Bahia, Rui Costa, a Carta de Teresina é um marco. "Esse é um importante passo para consolidar essa ferramenta de gestão que é o Consórcio Nordeste”, declarou. A Carta ratifica uma agenda para conseguir investimentos para região Nordeste. Os projetos integradores serão apresentados na segunda quinzena de novembro a países da Europa. De acordo com Rui Costa, os governadores nordestinos buscarão investidores na Alemanha, França, Espanha, Itália e estão negociando com Portugal. “Deliberamos sobre os pontos que levaremos”, comentou. 

O governador do Piauí, Wellington Dias afirmou que este é um momento muito importante tanto para o Brasil como para a região Nordeste, uma união de esforços que cria o mapa das oportunidades de investimentos. “Esse projeto nos ajuda em apresentações dentro do Brasil, como será amanhã no Fórum ABIDB de Infraestrutura Regional, e também nas oportunidades internacionais”, declarou.

A Carta também trata da criação de um grupo de trabalho para ratificar os itens de uma primeira licitação de compra conjunta, a partir do Consórcio. “Será o registro de preço na área da Saúde. Na próxima terça-feira (27), os secretários de saúde estarão reunidos em Salvador para deliberarem. A ideia é que, até o dia 30 deste mês, possamos publicar nos jornais de grande circulação nacional o primeiro edital de compra coletiva. Isso trará uma redução de preços na aquisição para os estados do nordeste. E isso significa fazer mais com o mesmo valor de recurso e financeiro que os estados têm. Conseguiremos economizar muito revertendo essa economia em saúde e em mais assistência”, comentou Rui Costa. 

 

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.